Radiofrequência no tratamento da dor

Armando Barbosa // Abril 18, 2021
Partilhar
Radiofrequência
Radiofrequência

A Radiofrequência é um procedimento não cirúrgico moderno e seguro, cada vez mais utilizado no tratamento de diferentes tipos de dores. Avanços tecnológicos permitiram uma ampliação no uso destas técnicas e também favoreceram a eficácia do tratamento, inclusive sendo considerado em muitos casos como uma alternativa a procedimentos mais invasivos.

Podemos dizer com segurança que a Radiofrequência é hoje uma das principais técnicas de tratamento para diversos tipos de dor.

O que é a Radiofrequência?

A Radiofrequência funciona basicamente da seguinte forma: uma corrente elétrica de alta frequência (500.000 Hz) é produzida por um aparelho chamado gerador de radiofrequência. A onda é transmitida através de um cabo até um elétrodo que é colocado dentro de uma agulha. A agulha é inserida através da pele do paciente diretamente no nervo que provoca a dor. A onda de radiofrequência, que percorre o elétrodo até a ponta da agulha, provoca um bloqueio no nervo, impedindo-o de conduzir o sinal da dor até o cérebro.

Este procedimento não cirúrgico é realizado com recurso aos meios tecnológicos disponíveis mais avançados o que aumenta em muito a segurança e eficácia do procedimento.

“Vou deixar de ter dores depois de fazer Radiofrequência?”

A melhoria significativa dos sintomas costuma durar vários anos após o procedimento, período durante o qual o paciente deve aproveitar para se dedicar a um programa de reabilitação de fisioterapia orientada por profissionais da área, aumentando as possibilidades de não recorrência da dor. 

Também existem casos em que a dor desaparece totalmente. No entanto, em todas as situações, caso a dor volte, nada impede que o procedimento seja repetido.

Qual é a eficácia da Radiofrequência no tratamento da dor?

Vários estudos comprovam que os procedimentos feitos através da técnica de Radiofrequência apresentam uma taxa de sucesso superior a 80% uma semana após o tratamento. Contudo, e como em qualquer procedimento médico, a eficácia do tratamento  dependerá de vários fatores.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais