Que a pandemia não nos tire a vontade de ajudar

Fátima Lopes // Dezembro 3, 2020
Partilhar
animais
animais

Numa das idas, enquanto voluntária, à associação Adoro Mimos, na companhia da minha filha, ela partilhou comigo o facto de se preocupar por alguns animais serem duplamente castigados. Primeiro porque foram abandonados. Segundo serem penalizados pela imagem que têm. Isto porque alguns dos cães, embora estejam muitíssimo bem tratados ao nível de saúde, não têm a imagem mais apelativa. Estão sujinhos, com o pêlo muito comprido e a precisar de alguns mimos estéticos que depois fazem toda a diferença. E perguntava-me a minha filha: “Mãe, porque é que não fazemos qualquer coisa para alterar esta situação?”. 

Porque é que não fazemos qualquer coisa para alterar esta situação?

Eu agarrei neste desafio e fui bater à porta dos meus amigos, de empresas minhas amigas e de pessoas que tivessem a vontade de fazer a diferença. Pedi que todos se juntassem com um propósito: fazer o antes e o depois da imagem dos cães que estivessem nestas condições e que pudessem ser cuidados por estranhos. Sim, porque há animais que não permitem mesmo o contacto com pessoas que não conhecem dado os traumas que viveram. E lá partimos nós para esta jornada. 

O céu é o limite.

Mas, como quando se quer fazer bem, o céu é o limite, foram surgindo cada vez mais ajudas que passaram e muito, a “simples” mudança de imagem. A estes cães foi proporcionado o banho, a tosquia, o corte das unhas, etc., pelas mãos da equipa da Luckydog. Mas o mais bonito é que foram aparecendo outras ajudas.  

Esta associação estava quase sem stock de ração para os animais, porque este ano com a COVID-19 não se têm feito campanhas. Estava também com dificuldade em dar-lhes as vacinas para além das mais básicas de todas. O certo é que com o movimento de todos aqueles que se quiseram juntar, foi possível vacinar todos os animais que precisavam e foi ainda possível restabelecer o stock de alimentos para bastante tempo. Isto a juntar à mudança de imagem de muitos animais que agora, acredito, serão adotados com mais facilidade. E a única coisa que consigo dizer depois de um dia super intenso, mas muito, muito bonito e inesquecível é Obrigada.

Obrigada a todos os que contribuíram para este dia inesquecível

Obrigada por terem a capacidade de continuar a ajudar. Obrigada por não terem permitido que o vírus adormecesse a vossa solidariedade, a vossa generosidade e a vossa vontade de fazer a diferença na vida dos outros, sejam eles pessoas ou animais. 

O resultado foi extraordinário.

Renovámos a esperança daqueles que, como voluntários, há tantos anos trabalham numa instituição tirando tempo das suas famílias para que os animais tenham o tratamento que merecem. 

Lanço agora o desafio a que outros se juntem, noutros pontos do país, para ajudar alguma associação de animais que conheçam e que vos seja merecedora de confiança. Vão ver que com a vontade de todos, esses animais, mesmo sem as habituais campanhas, terão aquilo que merecem. E lembrem-se: o objetivo final é dar a cada um deles a família que merece.

Nota: Produção por Orblu / Vídeo por Ranna / Fotografias por Verónica Silva 

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais