Qual o impacto das caminhadas nas nossas emoções?

Eco Life Experience // Outubro 14, 2019
Partilhar

As caminhadas são muito mais do que um exercício físico, as caminhadas são como uma terapia espiritual, cada passo é um apelo à meditação, um momento em que a mente e corpo se juntam e, em equilíbrio, promovem uma sensação de bem-estar e liberdade que nos transporta para a verdadeira dimensão de nós mesmos.

Quantas vezes nos sentimos emocionalmente condicionados?

Quantas vezes nos sentimos emocionalmente condicionados por sentimentos como o medo, a raiva, tristeza, culpa, emoções que representam necessidades não atendidas que afectam o nosso bem-estar? Nem sempre nos é possível identificar as necessidades que estão por trás dessas emoções, também porque não fomos educados para entender as emoções, fomos educados para observar e julgar, o que nos distancia da possibilidade de estarmos em paz connosco e com os outros. As caminhadas são um apelo à consciência, um apelo à separação da observação e da avaliação. Um apelo ao conhecimento de nós mesmos, um equilíbrio entre a mente e o corpo, e, no fundo, são uma verdadeira terapia espiritual.

Quais os benefícios de caminhar na natureza?

Caminhar na natureza e em silêncio é dar espaço para observar tudo o que nos envolve sem julgamento, e lentamente acompanhar na dimensão de tempo que nos é natural. Fazer parte do todo, permite religarmos os nossos sentidos num único propósito, estar aqui e agora. E é nesse momento que nos invade uma sensação de tranquilidade, bem-estar e alegria, e é nesse momento que nos sentimos verdadeiramente religados, e é nesse momento que sentimos a leveza emocional que nos é tão inerente, que podemos resgatá-la a qualquer momento.

Caminhar na natureza é um reencontro com a nossa verdadeira essência.

Caminhar na natureza permite-nos estar disponível para o nosso ser espiritual, nesta e noutras dimensões, e é nessa ligação que encontramos a paz e a leveza de ser.

Caminhar na natureza, descalço, abraçar as árvores, é considerado por muitos como uma ecoterapia, um “banho de floresta” – “Forest bathing” – e está já provado que pode melhorar a nossa saúde.

Na verdade, as ecoterapias existem porque nos afastamos da nossa verdadeira essência, o ser natural e espiritual que somos. Voltar a estar na natureza é um processo urgente, para a nossa saúde física, mental emocional e, obviamente, espiritual.

Sofia Fonseca

Ler mais
 

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais