Quais as diferenças entre os tipos de azeite?

Fátima Lopes // Abril 10, 2021
Partilhar
azeite
azeite

Nos países mediterrâneos a principal fonte de gordura é o azeite. Existem inúmeros benefícios que este alimento pode trazer para a nossa saúde. Assim como existem diferentes tipos de azeite. Afinal, qual o tipo de azeite que devemos privilegiar? 

Azeite, Azeite Virgem ou Azeite Extra Virgem? Estamos habituados a ver as diferentes designações dos vários tipos de azeite que existem, mas será que os conseguimos distinguir? Quais são as diferenças entre eles e quando devemos usar um ou outro? Para saber um pouco mais sobre azeites, estive à conversa com Ana Carrilho, Directora de Produção da Herdade do Esporão. 

. Quais são as diferenças entre os tipos de azeite?

O Azeite Extra Virgem é um azeite de óptima qualidade, sem defeitos sensoriais, sabor e cheiro a azeitona sã. A sua acidez é inferior ou igual a 0,8%. 

O Azeite Virgem é um azeite de boa qualidade, com sabor e cheiro a azeitona sã.  A sua acidez é inferior ou igual a 2%. 

O azeite contém azeite refinado, ao qual é adicionado azeite virgem. 

É importante referir que quando falamos em acidez não nos estamos a referir a sabor, pois a acidez é apenas um parâmetro químico.  

. Existem muitos mitos associados à utilização do azeite. Por exemplo, devemos usar azeite para cozinhar? E para fritar? 

Rico em antioxidantes que são transferidos para os alimentos, o azeite é uma das melhores gorduras para cozinhar, incluindo para fritar. Os óleos monoinsaturados (como o azeite) apenas se degradam a temperaturas superiores à da fritura (ou seja, acima dos 180º). 

Outra dúvida que as pessoas costumam ter é se o Azeite Extra Virgem só pode ser usado cru/frio, mas é apenas um mito, pois pode ser usado também para cozinhar. 

. É verdade que o azeite fica melhor com o passar do tempo?

Esta é outra dúvida muito frequente. O azeite degrada-se com o tempo e tendem a aparecer defeitos sensoriais. 

. A cor é importante na escolha do azeite?

Não. A cor depende, fundamentalmente, do estado de maturação das azeitonas. 

. Quais são as características dos azeites Esporão?

Seguindo os valores culturais tradicionais e utilizando apenas processos de produção que permitem preservar o sumo extraído do fruto e os seus importantes benefícios, a produção dos azeites Esporão começa na apanha e no transporte, rápido e cuidadoso, das azeitonas até ao lagar, garantindo a qualidade da azeitona. Assim que as azeitonas chegam ao Lagar da Herdade do Esporão são seleccionadas e separadas de acordo com a sua qualidade, modo de produção e variedade. A extração do azeite é feita a baixas temperaturas preservando os nutrientes, aromas e sabor do produto final.

A gama de azeites do Esporão é constituída por: Virgem, Virgem Extra, Virgem Extra Biológico (uma novidade), DOP Norte Alentejano VE, Cordovil VE, Galega VE, Selecção VE, Olival dos Arrifes Biológico VE e Quinta dos Murças Biológico Virgem Extra. Em comum possuem as características únicas e diferenciadoras de serem produzidos com azeitonas 100% locais e de forma 100% sustentável. 

. Quais as características do novo Azeite Virgem Extra Biológico da Herdade do Esporão? O que o diferencia?

Produzido no lagar da Herdade do Esporão, recorrendo a métodos e a processos sustentáveis, preservando o sumo das azeitonas 100% alentejanas, assim é o novo Esporão Azeite Virgem Extra Biológico. Este é o terceiro Azeite da gama Esporão a receber a certificação bio, seguindo o objectivo da empresa no aumento de oferta de produtos biológicos. 

Este é um azeite com origem no Alentejo, proveniente de oliveiras plantadas ao longo dos tempos, oliveiras que tanto nos ensinam e inspiram todos os dias. O sumo que oferecem, repleto de saúde e sabor, traz-nos memória de tantos pratos doces e salgados. E ainda, recorda-nos da simplicidade de alguns momentos como molhar o pão em azeite e saborear. Apresenta um perfil suave e harmonioso, com bom equilíbrio de aromas delicados, típicos das azeitonas alentejanas. Produzido maioritariamente com a variedade de azeitona Galega, a mais antiga em Portugal, revela-se muito versátil na cozinha, seja para cozinhar ou finalizar pratos. 

azeite

Nota: Fotografias por Carolina Prata

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais