ProChild CoLAB e o Pacto para a Infância

Fátima Lopes // Março 20, 2024
Partilhar
ProChild CoLAB
ProChild CoLAB

O ano 2023 foi marcado pela realização do 1.º Encontro Internacional do ProChild CoLAB, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, um encontro cuja matriz organizadora foi o Pacto para a Infância. Coube-me a mim apresentar o evento ao longo de todo o dia, o que se revelou um enorme privilégio tendo em conta os temas abordados e a qualidade dos oradores. 

O ProChild é um laboratório colaborativo que coloca as crianças no centro, com famílias mais felizes e numa sociedade mais justa.

A agenda proposta pelo Conselho Superior do ProChild CoLAB para este 1.º Encontro de âmbito internacional assentou nos quatro pilares do Pacto para a Infância.

Estes são os pilares do Pacto para a Infância:

  1. Promoção da inclusão social e da luta contra a pobreza infantil; 
  2. Prevenção e proteção contra todas as formas de discriminação e violência contra a criança; 
  3. Incremento da participação da criança na promoção dos seus direitos;
  4. Coordenação das políticas da infância nos vários níveis de governação. 

Pretendia-se com este encontro reunir académicos, profissionais de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, bem como decisores políticos e debater diferentes perspetivas, experiências e estratégias capazes de contribuir efetivamente para a concretização da visão do Pacto para a Infância. 

Outro dos objetivos era gerar compromissos para a adoção de medidas ativas de políticas públicas e ações concretas orientadas para a concretização da visão plasmada no Pacto para a Infância: assumir as crianças como uma prioridade nacional

Todas as mesas redondas e os oradores contribuíram para que fosse um dia de enorme enriquecimento na compreensão das temáticas da infância e um desbravar de caminhos e soluções para termos as crianças no centro e com famílias mais felizes. 

Um dos conteúdos que mais me agradou foram os vídeos “Pacto trocado por miúdos”, onde eram as crianças que nos ajudavam a compreender cada ponto do Pacto segundo a visão delas. Se dúvidas houvesse de que as crianças têm de ser mais ouvidas para as compreendermos e sermos capazes de decidir aquilo que realmente elas consideram ser o melhor, com estes conteúdos tudo fica claro. 

Muitos oradores revelaram-se altamente inspiradores para todos nós. 

Foi o caso de Ásmundur Einar Daðason, Ministro da Educação e Criança da Islândia, responsável pela conferência inaugural e que nos agarrou a todos com a sua história pessoal. Um homem que nasceu num contexto totalmente adverso e que tinha tudo para que a sua vida corresse mal. Hoje é ele que decide no seu país quais as políticas que ajudam as crianças a serem crianças e a terem um futuro promissor. 

Com um painel de excelentes oradores portugueses e estrangeiros, Portugal só se pode orgulhar de ter concretizado o 1.º Encontro Internacional do ProChild CoLAB

Que isso se traduza numa maior capacidade de combater a pobreza infantil, aumentar a inclusão, prevenir a discriminação e a violência contra a criança. Que as crianças possam ser verdadeiramente crianças.

Nota: Fotografia por Verónica Silva

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais