Este ano, mais do que nunca, é importante levar à risca o lema: vá para fora cá dentro. Este ano, mais do que nunca, é importante apoiar o que é nosso. Este ano, mais do que nunca, é importante apoiar as nossas gentes. Por isso, e porque Portugal é, sem dúvida, o melhor destino de férias, decidi entrevistar Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, para desmistificar e ajudar a que todos possamos entender como será este Verão.
Entrevista a Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal:
1. Quais são os motivos que tornaram recentemente Portugal o Melhor Destino do Mundo?
Portugal foi o primeiro país europeu a ser distinguido como o Melhor Destino do Mundo, nos World Travel Awards, e logo por três anos consecutivos, 2017, 2018 e 2019. Foi, sem dúvida, um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por todos os que estão de alguma forma ligados ao setor, mas é igualmente o reconhecimento pelo país que temos.
Somos um destino autêntico e inovador, que soube reinventar-se e reúne hoje uma multiplicidade de experiências que conjugam, como em nenhum outro lugar do mundo, cosmopolitismo, história, tradição, sol, natureza e gastronomia. Um país inclusivo que sabe acolher todos e um povo reconhecido pela sua hospitalidade. Sim, porque o sucesso do turismo em Portugal deve-se, em grande parte, aos portugueses.
Agora há que prosseguir este trabalho, com o empenho de todo o setor, para continuar a mostrar ao mundo que somos um destino de excelência.
2. O que está a ser feito neste momento para garantir a segurança nos hotéis, espaços de alojamento e espaços de lazer?
Todo o setor – empresas, operadores privados, agentes do setor público – está preparado para que a retoma da atividade turística gere a máxima confiança em visitantes e turistas, em estrito cumprimento das condições de higienização e segurança.
Um dos projetos em que apostamos para manter a confiança de quem nos visita é o reconhecimento das empresas de turismo com o selo “Clean & Safe”. Esta iniciativa promove Portugal como um destino seguro, numa atuação concertada e com o envolvimento de todas as empresas do setor, apelando à responsabilidade de todos.
Até ao momento, este projeto pioneiro na Europa, conta já com perto de 20.000 adesões voluntárias das várias empresas e atividades do setor (e de outras que lhe estão direta ou indiretamente ligadas), tendo também sido assegurada a formação necessária às empresas para a implementação das medidas associadas que é necessário garantir, sendo já mais de 20.000 as pessoas formadas. Também criámos uma plataforma Clean & Safe que permite que os próprios turistas classifiquem os empreendimentos turísticos no que diz respeito ao cumprimento das condições sanitárias. E, por tudo isto, fomos o primeiro país na Europa a ser distinguido com o selo de “TravelSafe” por parte do WTTC (World Travel & TourismCouncil).
Recentemente tivemos uma enorme demonstração da confiança internacional no nosso destino – Portugal acolherá a realização da fase final da Liga dos Campeões.
3. Numa fase inicial, a recuperação da actividade turística nacional irá depender muito do turismo interno. Estarão os valores adequados à actual capacidade económica dos portugueses?
No nosso país, o turismo emprega cerca de 400 mil trabalhadores, representa 14,6% do PIB (Produto Interno Bruto) e é a principal atividade económica exportadora, vale 52,3% das exportações de serviços e 18,6% do total de exportações de bens e serviços. O turismo interno representa o primeiro passo para a retoma da atividade turística que saberá, por certo, ajustar-se à procura.
4. Porque devem os portugueses optar por fazer férias em Portugal?
O Turismo deverá continuar a ser uma atividade económica que gera emprego durante todo o ano, que preserva o território, o ambiente e os seus recursos, numa constante valorização do património, da natureza, da cultura, das comunidades locais e do destino Portugal. Nesse sentido, importa criar as necessárias condições para atrair ainda mais turistas, sejam eles nacionais ou estrangeiros, promovendo a distribuição da riqueza produzida pelo turismo a todo o território nacional.
Na atual conjuntura e enquanto não for possível regressar à total normalidade, existe uma excelente oportunidade para os turistas nacionais visitarem Portugal, explorarem e sentirem o território, conhecerem sítios e acumularem novas experiências, num claro contributo para a necessária retoma do setor. Esta retoma envolverá não só o desafio de reerguer o turismo europeu, como, também, o de dinamizar o turismo interno, crucial numa primeira fase para a recuperação económica do país e o qual, em 2019, representou perto de 40% do total de hóspedes. E foi com este propósito que o Turismo de Portugal lançou, em junho, a campanha #TuPodes,VisitaPortugal, a qual pretende sensibilizar e desafiar os portugueses a viajarem em Portugal, convertendo VisitPortugal em VisitaPortugal.
Trata-se de um convite à descoberta dos motivos que tornaram Portugal o Melhor Destino do Mundo e uma oportunidade para que todos possamos contribuir, ativamente, na retoma do setor turístico que tanto tem contribuído para a economia nacional.
É, também, uma mensagem emotiva dedicada a Portugal e aos portugueses, enviada por todos aqueles que nos visitam, se apaixonam pelo país e sonham cá voltar. As personagens do filme simbolizam os turistas internacionais, que desde as suas cidades, sonham regressar a Portugal e enquanto não o podem fazer, dirigem aos portugueses um apelo para que se deixem contagiar por essa vontade de explorar os sons, os sabores, as paisagens, o património e os afetos de Portugal.
Visitar Portugal significa encontrar a nossa cultura, o nosso património, as nossas raízes, conhecer as diferentes regiões do país, a diversidade dos seus recursos, a sua oferta e as experiências turísticas, disponíveis ao longo de todo o território.
5. O que podemos esperar da oferta turística este Verão em Portugal?
Tudo o que faz de Portugal “O Melhor Destino do Mundo” continua por cá. Continuamos a ter um turismo de qualidade, diferenciado, que proporciona experiências únicas e que é um exemplo mundial a todos os níveis.
Portugal continua autêntico, diversificado, atrativo, inclusivo e seguro. Mantemos o propósito e o compromisso de receber bem e de garantir que todos os que nos visitam podem viajar pelo país, seguros e com confiança.
Faço o convite a todos os portugueses para que, neste verão, se deixem envolver pela nossa cultura, descubram o nosso património, as nossas raízes. Aproveitem para conhecer aquela região onde sempre quiseram ir, experimentar as atividades e a oferta que estão disponíveis por todo o território. Visitem Portugal.
Nota: Fotografia destaque por Verónica Silva