A sesta (ou sono diurno) é um hábito muito associado aos bebés e crianças pequenas, mas, na verdade, é algo de que muitas crianças mais velhas necessitam também.
De um modo geral, as principais vantagens de fazer a sesta são as seguintes:
– Otimiza o número de horas de sono
O sono é uma necessidade básica de todos os seres humanos, pelo que deve ser respeitado como tal. Por esse motivo, é fundamental garantir que as crianças dormem o número de horas suficiente, o que nem sempre se consegue exclusivamente com o sono noturno. As sestas ajudam a aumentar o período de descanso, indo ao encontro dessas necessidades.
– Regula o sono da noite
Um dos principais fatores que prejudica o sono noturno é o cansaço. Dificulta o adormecer, perturba o sono profundo e aumenta a probabilidade de surgirem distúrbios do sono. Nesse sentido, as sestas têm um efeito claramente protetor, ao reduzir o cansaço e, dessa forma, garantir uma melhor qualidade do sono em todos os seus aspetos.
– Permite recuperar “energias”
As crianças são naturalmente “mexidas” e essa atividade é importante para o seu desenvolvimento. Por esse motivo, deve haver momentos em que o nível de atividade diminui, o que permite que haja a recuperação física necessária para que os músculos e articulações possam desempenhar da melhor forma possível a sua função.
– Promove o bem-estar emocional
A falta de descanso provoca irritabilidade e diminui a tolerância. Desse modo, aumenta o risco de conflitos e também de acidentes, pelo que o sono é importante para que as crianças se sintam e estejam efetivamente bem e felizes.
– Ajuda a sedimentar as aquisições que aconteceram previamente
O desenvolvimento infantil constrói-se com base na aquisição progressiva de competências, em que umas dão origem a outras e assim sucessivamente. Por isso, é fundamental que todas as aprendizagens sejam bem sedimentadas, para poder promover um bom desenvolvimento, competente e robusto.
– Aumenta a disponibilidade para aprender
A aprendizagem assenta em inúmeros fatores, mas um dos mais importantes designa-se: disponibilidade para aprender. Sem ela qualquer aquisição se torna muito mais difícil, motivo pelo qual é importante garantir que as crianças descansam o suficiente ao longo do dia, para manterem essa tão importante disponibilidade.
Por fim, é também importante referir que, para além de tudo o que já foi dito, as sestas são um tempo que pode (e deve) ser utilizado pelos pais para descansar ou então para organizar as suas tarefas, pelo que ajuda também na gestão da dinâmica familiar.