Hoje assinala-se o Dia Mundial da Pizza. Uma data que começou por ser celebrada no Brasil, mas que nós, como bons apreciadores de Pizza, também não quisemos deixar passar em branco.
A origem da pizza
Espante-se: ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a pizza não é 100% italiana. É verdade! Acredita-se que a pizza terá surgido há mais de 5 mil anos e que foram os antigos egípcios os primeiros a misturar farinha com água e a assar a massa resultante em fornos rústicos.
A receita desta massa, que se acredita ter sido a base para a nossa actual pizza, foi passando por várias civilizações ao longo dos anos. Até que acabou por chegar a Itália, onde esta iguaria acabou por receber o devido destaque e evoluiu até às pizzas que todos conhecemos hoje.
Considerada a terra natal da pizza, foi em Napóles que nasceu a famosa pizza Margherita e que, segundo os registos, abriu a primeira pizzaria da história.
Pizza sem culpas, é possível?
Comer pizza não faz parte da minha rotina habitual. Mas, de vez em quando, também gosto de comer uma boa pizza, confeccionada com alimentos frescos e de qualidade e, de preferência, cozinhada em forno de lenha. Tal como em tudo na vida, o segredo está no equilíbrio.
No entanto, se não consegue passar muito tempo sem comer esta iguaria, saiba que existem alguns cuidados que pode ter na hora de escolher uma pizza. Opte pelas pizzas mais simples com tomate e mozzarella, rúcula, espinafres, cogumelos frescos, frango com ananás ou até pelas versões vegetarianas. Evite cair na tentação e pedir uma pizza com enchidas e/ou bacon, com carne picada, a famosa pizza 4 queijos ou versões com molhos tipo carbonara ou barbecue.
3 locais onde pode comer pizzas saudáveis em Lisboa:
. Madpizza
A Madpizza é um espaço onde pode comer pizzas saudáveis feitas em forno de lenha e confeccionadas com massa integral e extra-fina. O que significa que esta é uma opção saudável que lhe permite comer menos quantidade, logo não vai ficar com aquela sensação de ter devorado meio mundo.
Pode optar pelo tamanho individual ou para partilhar. Difícil vai ser escolher entre as 20 opções do menu da Madpizza. Mas, se quer optar pelas versões mais “amigas da linha”, aqui ficam as minhas sugestões:
- Santorini (com rúcula, mozzarella fresca, tomate cherry, orégãos e azeite);
- Natural (com espinafres, tomate cherry, cogumelos frescos, pinhões e azeite);
- Portobello (com molho de tomate, camarão, alho frito,cebola e orégãos);
- Açores (com mozzarella, cebola, azeitona, atum e manjericão);
- Oliva (com parmesão, espinafres salteados, alho e orégãos).
Onde posso encontrar a MadPizza? No Amoreiras Plaza, no Tivoli Fórum, na Baixa, nos Armazéns do Chiado, no Oeiras Parque, no Cascais Shopping ou no Saldanha.
. In Bocca al Lupo
É italiana a responsável por este espaço familiar e acolhedor, junto à Praça das Flores. Nesta pequena pizzaria biológica, o atendimento é informal e a cozinha é aberta para que os clientes possam assistir a todo o processo. Sim, o forno está à vista e, antes de lá serem colocadas as pizzas, estas são alisadas e estendidas mesmo ali à frente de todos.
Existem duas dezenas de opções disponíveis, onde não faltam os clássicos quase todos. No entanto, destaco as três favoritas:
- Marinara (com tomate, azeite e alho fresco);
- Pesto (como o nome indica, com pesto e mozzarella buffalla);
- Parma (com tomate, mozzarrella e presunto de Parma).
. Mercantina
Encontrar pizzas do género Napolitanas em Lisboa não é tarefa fácil, mas é possível! Arrisco-me até a dizer que a Mercantina trouxe um pouco de Nápoles para a capital portuguesa. Este é um espaço onde são confeccionadas deliciosas pizzas feitas com alma italiana, num forno personalizado, que veio directamente de Nápoles.
Tanto o espaço de Alvalade, como o do Chiado são amplos e bastante agradáveis. E, é quase impossível resistir ao ambiente acolhedor, ligeiramente aquecido pelo forno a lenha, onde as pizzas estão entre 60 e 90 segundos, e com todos aqueles aromas tão característicos de Itália. Mas, é possível fazer escolhas mais conscientes e saudáveis e, mais uma vez, optar pelas versões menos calóricas, tais como:
- Marinara (com tomate, alho, orégaos, azeite e manjericão);
- Arrotolata Speciale (uma pizza fechada com mozzarella fior di lette, tomate seco, pesto e azeitonas);
- Vegetariana (com molho de tomate, mozzarella, courgette, beringela, cebola e pimento).
No início deste mês, em parceira com a Davvero, a Mercantina de Alvalade abriu um novo espaço. O quiosque ‘Pizza&Gelato’, situado na Praça de Alvalade, alia a mais saborosa pizza à fatia com a frescura dos gelados Davvero. Existem 12 sabores de gelados e oito variedades de pizza, todas confeccionadas com uma base composta por molho de tomate com manjericão caseiro. E, dentro das versões mais saudáveis, destaco: a Margherita (com molho de tomate, mozzarella e manjericão) e a Rossa (só com pesto e um fio de azeite).
Para celebrar como deve ser este dia da pizza, só falta mesmo comer uma fatia.
Bom apetite!