Pé Plano e Pé Cavo: Quais são as diferenças?

Joana Azevedo // Outubro 17, 2024
Partilhar

O pé humano pode apresentar várias alterações biomecânicas ao longo da vida, sendo o Pé Plano e o Pé Cavo duas das mais comuns. Estas condições afetam a forma como o pé suporta o peso e a maneira como o corpo se move. Entender as diferenças entre estas duas condições e os seus tratamentos é fundamental para melhorar a qualidade de vida e evitar complicações futuras.

Pé Plano: Causas e sintomas

O Pé Plano, também conhecido como “pé chato”, é uma alteração na estrutura do pé que leva ao abatimento ou ausência do arco longitudinal interno. Esta condição resulta num exagerado movimento de queda do pé para dentro, chamado de pronação excessiva, e pode causar vários problemas.

Os sintomas mais comuns do Pé Plano incluem:

  • Quedas frequentes;
  • Deformações ósseas, como, por exemplo, joanetes (hallux valgus);
  • Claudicação (mancar/coxear);
  • Cansaço físico;
  • Dores lombares;
  • Dores na planta do pé, especialmente no arco interno.

É importante notar que existem diferentes formas clínicas de Pé Plano, o que significa que os sinais e sintomas podem variar.

Qual é o tratamento para Pé Plano?

Em grande parte dos casos de pé plano, existe a possibilidade de correção da alteração biomecânica, através de tratamento ortopodológico, recorrendo ao uso de ortóteses plantares ou suportes plantares personalizados (palmilhas), sendo estas últimas uma das formas mais eficazes de tratar o Pé Plano. Estes suportes são realizados por podologistas após uma avaliação biomecânica estática e dinâmica e são moldados especificamente para cada pé, ajudando a corrigir ou a compensar a pronação exagerada. Este tipo de tratamento não necessita do uso de calçado ortopédico, pelo que poderá usar as palmilhas em qualquer sapato que seja adequado (o seu podologista pode esclarecê-la quanto ao calçado ideal para si).

Em crianças, o uso de palmilhas pode corrigir o Pé Plano até aos 12 anos de idade. Após esta fase, se a condição for severa, a cirurgia pode ser recomendada. Em casos menos graves, o uso contínuo de palmilhas pode evitar dores e desconforto, mesmo que a condição não seja corrigida completamente, pois ajuda a compensar a pronação exagerada (queda do pé para dentro) e o abatimento do arco plantar.

Em adultos, o Pé Plano já não tem correção definitiva, mas o uso de suportes plantares ajuda a compensar a condição, proporcionando alívio da dor e prevenindo o agravamento das deformações, como os joanetes.

Quando iniciar o tratamento?

Não existe uma idade exata para iniciar o tratamento do Pé Plano. Até aos 4 anos de idade pode ser normal um aplanamento do arco longitudinal interno, sendo um Pé Plano fisiológico e transitório. Contudo, é recomendável realizar uma consulta de rastreio aos 4 anos para determinar se há necessidade de intervenção. Se diagnosticado, o uso de palmilhas ortopédicas até aos 12 anos pode corrigir a alteração biomecânica.

Pé Cavo: Causas e sintomas

O Pé Cavo, por sua vez, caracteriza-se por uma curvatura acentuada do arco longitudinal interno. Esta condição leva a uma má distribuição de cargas no pé, resultando numa maior pressão no calcanhar e/ou na zona anterior, sem que o arco interno ajude a suportar o peso corretamente, levando a uma má função biomecânica do pé.

Existem diferentes causas para esta patologia, o que faz com que os sinais e sintomas possam variar em função da causa e da idade.

Os sintomas mais frequentes do Pé Cavo incluem:

  • Dor na planta do pé, perto dos dedos (metatarsalgia);
  • Dor nos calcanhares (talalgia);
  • Cansaço e dor na zona dorsal do pé;
  • Dor no bordo externo do pé.

O Pé Cavo pode também causar outras patologias, como fasceítes plantares e esporões de calcâneo, condições bastante dolorosas que podem limitar a mobilidade.

Qual é o tratamento para Pé Cavo?

Tal como no caso do Pé Plano, o tratamento do Pé Cavo passa pelo uso de suportes plantares personalizados, também conhecidos como ortóteses plantares. Estes suportes são realizados com base num molde plantar, o que permite uma adaptação exata ao formato do pé, garantindo uma distribuição mais uniforme das pressões e promovendo uma função biomecânica mais equilibrada. Deste modo o arco interno fica preenchido e é “obrigado a trabalhar”, ou seja, as pressões ficam distribuídas de forma uniforme no .

As palmilhas ortopédicas, apesar de respeitarem a forma do pé, não são tão eficazes, uma vez que não reproduzem a curvatura anatómica de cada pé, sendo padronizadas. Assim, para pessoas com alterações biomecânicas como o Pé Cavo, o uso de suportes plantares personalizados é a solução mais ergonómica e eficaz.

Tanto o Pé Plano como o Pé Cavo representam alterações biomecânicas que podem causar dor e desconforto, afetando a qualidade de vida. A correta avaliação e o uso de suportes plantares personalizados, realizados por Podologistas, são fundamentais para o tratamento e compensação destas condições. 

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais