Estamos em época de férias e, nesta altura, costuma ser geral a sensação de bem-estar. E, porque razão, no geral, sentimos todos isto durante a época de férias? Há vários factores que nos trazem essa rica sensação de bem-estar e se os observarmos, podemos e devemos trazê-los para a nossa rotina.
O que podemos e devemos trazer da época de férias para a nossa rotina diária?
Na época balnear, as pessoas estão muito mais focadas no presente – não se importam que o jantar aconteça mais tarde, pois o importante é ver o magnífico pôr do sol. Podem deitar-se mais tarde, pois o importante é viver aquele convívio imperdível numa bela esplanada com os amigos. Assim como não se importam de acordar mais cedo, porque o importante é aproveitar o dia ao máximo, a praia ao máximo, o sol ao máximo. E, as pessoas sentem isto porque vêem as férias como algo finito – então é preciso aproveitar tudo. É precisamente este espírito de leveza, de liberdade e de vontade de viver que promove esta sensação de bem-estar.
A verdade é que as férias são uma bela metáfora a trazer para a rotina do nosso dia a dia.
Não é só as férias que se esgotam, a nossa temporada aqui na terra também, não é só no verão que o pôr do sol acontece – ele está à nossa disposição todos os dias; não é só no verão que os amigos e os petiscos existem, eles estão cá sempre; não é só no verão que devemos acordar cedo para aproveitar bem o dia, para contactar com a natureza – ela está à nossa volta, à nossa disposição de forma gratuita todos os dias da nossa vida. Não é só no verão que devemos viver o presente como um presente, porque o acordar todas as manhãs é, já por si só, uma grande dádiva, uma vez que podemos trazer para esta “temporada aqui na terra” o espírito do verão.
O que está por trás da sensação de bem-estar?
Por trás do bem-estar está esta saudável capacidade de ser-se livre, de querer aproveitar tudo – porque as férias não são uma garantia. Pois bem, se calhar isto não está consciente nas nossas mentes, mas é mais certo que teremos férias porque é um direito legal nosso, do que estarmos vivos amanhã.
Por trás da sensação de bem-estar, está também o contentamento, o estarmos gratos por tudo o que temos – e não estou a falar somente de bens-materiais. Estou, acima de tudo, a falar deste planeta que nos permite dar mergulhos em mares, rios, cachoeiras; deste planeta que nos permite ver o sol nascer, ver o sol pôr-se; deste planeta que nos permite subir montanhas e apreciar vistas de cortar a respiração; deste planeta que nos permite olhar infinitas estrelas enquanto a lua nos ilumina a noite e alma…
Por trás da sensação de bem-estar está a capacidade de amar, abraçar, rir, gargalhar, correr, dançar, tudo o que fazemos em época de férias. A vida são umas férias neste mundo terreno, então se a vivermos como tal, andaremos de mãos dadas com a maravilhosa sensação de bem-estar e este é o simples segredo.