Os benefícios do chá

Tâmara Castelo // Junho 11, 2018
Partilhar

Um chá, por definição, é uma bebida preparada a partir da planta Camellia sinensis, rica em teína. Todos os chás vêm da mesma planta, mas diferem em características consoante o processo de oxidação a que são sujeitos e que modifica a cor das suas folhas, o seu aroma, sabor e quantidade de polifenóis presentes.

O chá preto é o mais fermentado e o mais forte e, embora mantenha muitas qualidades benéficas para a saúde, tem menos poderes antioxidantes do que o chá verde . Este é ligeiramente fermentado diferindo do chá branco, que por sua vez, é o menos processado e contém mais antioxidante ainda do que o chá verde, no entanto, tem um sabor quase inexistente e é bastante mais caro do que os outros. Derivam também desta planta o chá oolong (com uma fermentação média ficando entre o chá verde e o chá preto) e o chá vermelho (em que as folhas são prensadas e maturadas em barris).

Os 13 principais benefícios do chá:

Graças aos seus poderosos antioxidantes – os polifenóis – o chá traz inúmeras vantagens para a saúde física e mental, tais como:

  1. melhora os níveis de concentração;
  2. aumenta os níveis de energia;
  3. é um estimulante do bem-estar geral;
  4. pode ser utilizado como prevenção e tratamento de arteriosclerose;
  5. é óptimo na prevenção da diabetes;
  6. diminui o risco de doenças cardiovasculares;
  7. previne doenças cancerígenas;
  8. diminui o colesterol;
  9. controla o apetite e os cravings;
  10. melhora o metabolismo lípido;
  11. tem um efeito antibacteriano significativo;
  12. purifica o organismo, eliminando toxinas;
  13. combate a retenção de líquidos.


É tempo dos chás gelados.

Nesta altura em que a temperatura começa a aumentar, os chás quentes deixam de fazer muito sentido e com 30ºC ninguém tem vontade de consumir bebidas quentes, daí o chá gelado ser um aliado incrível nos dias mais quentes.

Já ouviu falar de blends?

Para o chá gelado ficar ainda mais rico poderemos arranjar uma solução chamada de blends (misturas de chás com frutas, especiarias ou flores, usadas para dar mais sabor e aroma).

Os blends são ótimas opções para quem não está muito habituado ao sabor dos chás puros, além de trazer ainda mais nutrientes e antioxidantes pelo acréscimo das frutas e especiarias.

Aqui ficam algumas sugestões de chás gelados:

Chá preto com casca de ananás e hortelã com raspa de limão

Este chá ajuda na retenção de líquidos, diminui o inchaço do corpo e auxilia no combate à hipertensão. Melhora, também, o funcionamento dos intestinos.

Como fazer: Ferva 1 litro de água. Adicione 2 colheres de sopa de chá preto biológico (ou 3 saquetas), as cascas de ananás e as folhas de hortelã. Deixe “abrir” cerca de 10 minutos. Arrefeça e termine com raspa de limão e muito gelo.

Hibisco com cascas de maçã, hortelã, gengibre, camomila e limão

Este chá é energizante. Melhora a digestão, ajuda na retenção de líquidos e ainda na sensação de barriga inchada.

Como fazer: Num 1 litro de água a ferver junte duas colheres de chá de hibisco, flores de camomila, 1 colher de sopa de gengibre, as cascas de maçã e a hortelã. Termine com casca de limão e muito gelo.

Chá verde com limão, dente de leão, funcho, erva doce e mel

Este chá é um excelente desintoxicante para o fígado, barriga inchada e problemas intestinais.

Como fazer: Num 1 litro de água a ferver junte duas colheres de chá verde, 1 colher de sopa de dente de leão, de funcho e erva doce e ferva por 10 minutos. Deixe arrefecer e coloque 3 colheres de sopa de mel ou xarope de agave biológicos.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais