Os benefícios de iniciar o dia com uma intenção

Inês Cortez // Janeiro 22, 2019
Partilhar

Recomeçar é o verbo que conjugamos a cada manhã.

Desde o momento em que despertamos, até nos voltarmos a deitar, temos pela frente uma série de horas, em que nos cabe a nós decidir o que fazer. É certo que temos as nossas “obrigações”, mas na realidade existem mil e uma maneiras de fazer a mesma coisa.

Imaginemos uma mãe que vai levar os filhos à escola de manhã bem cedo, a seguir tem uma reunião importantíssima no trabalho onde vai apresentar uma proposta ao diretor da empresa, tem de ir ao supermercado antes de ir buscar os filhos à escola e pretende ainda ter o jantar pronto para quando o marido chegar a casa.

Esta mulher tem duas opções:

  1. Colocar o despertador meia hora mais cedo que o habitual. Acordar com calma, meditar 5 a 10 minutos visualizando-se a fazer tudo o que quer fazer durante o dia com satisfação, facilidade e sucesso. Imaginar a roupa com que iria mais bem vestida, o que diria aos filhos durante a manhã, o que diria na reunião, visualizar a sua apresentação com confiança e o seu diretor a parabeniza-la. Sentir a emoção que gostaria de ter durante esse momento, e ainda pensar no jantar magnífico com que iria surpreender o seu marido, que a olharia apaixonado ao chegar a casa. De seguida, pode ir arranjar-se efetivamente com tempo para cuidar de si, tomar um banho relaxante, maquilhar-se, pentear-se, vestir aquilo que idealizou e certamente irá sentir-se bem consigo mesma. Ao ir acordar os filhos, já com nível de satisfação alto, estes sentem a boa energia da mãe e seguem-na. Tudo flui de forma harmoniosa devido à decisão de iniciar o dia desta forma.
  2. Dormir mais tempo, acordar em cima da hora, ir a correr para o banho, acordar as crianças em stress para que se despachem e não se atrasem porque a mãe também não se pode atrasar, pois é um dia importante no trabalho, tomar um duche a correr, já não ter tempo para tratar do cabelo, passar uma maquilhagem rápida, só para tentar ir com melhor aspeto. Ao chegar finalmente ao carro, as crianças estão irrequietas, repara que a maquilhagem está péssima, sente-se desmazelada e stressada. Como acha que vai correr o resto do dia desta senhora? Como vai correr a apresentação no trabalho? E, o jantar com o marido, o que irá ele ver quando olhar para ela ao chegar a casa?

A melhor altura para delinearmos o nosso dia é de manhã.

Se reparar, é realmente de manhã a melhor altura para delinearmos como vai ser o nosso dia. Sem descurar da noite, antes de adormecermos, que também é outro momento precioso para tomarmos as rédeas da nossa vida na direção certa.

As intenções, no fundo, são o desejo de que os nossos sonhos passem para a vida real. A diferença entre um sonho e um objetivo, é que o sonho fica a entreter-nos no mundo das ideias, enquanto que o objetivo se torna numa ou mais tarefas concretas que decidimos fazer para atingir um determinado fim na vida real. E, para trazermos os nossos sonhos para a vida real, uma das formas mais poderosas que conheço é a escrita. Colocar num papel os nossos objetivos de forma clara, mensurável, positiva e temporizada é o primeiro passo para que estes objetivos se realizem.

3 dicas para começar o dia focada nas suas intenções: 

  1. Dedique algum tempo só para si, podem ser apenas 5 minutos, mas pense que este tempo é dedicado à sua higiene mental, tão importante quanto a higiene física. Sintonizar-se mentalmente com as suas intenções deve ser encarado no seu dia-a-dia como lavar os dentes;
  2. Escreva os seus objetivos para o dia;
  3. Visualize-se a fazer o que tem pela frente com sucesso, alegria, ou quaisquer outras emoções que gostaria de sentir.

É, ainda, importante que ao longo do dia vá pensando nessas mesmas emoções. Isto ajudará o seu subconsciente a focar-se naquilo que o seu consciente quer atrair para esse dia.

E, de noite, também existe algo que possa fazer?

De noite, tire uns minutos para fazer o balanço do dia e pergunte-se:

  • O que aconteceu hoje de importante e porquê?
  • O que podia ter feito melhor?
  • O que aprendi?
  • O que me entusiasma para amanhã?

Se puder, risque o objetivo concretizado, pois visualmente esta acção tem bastante impacto e motiva imenso a continuar a fazer aquilo a que se propõe. Estas reflexões ajudam-nos a ter mais consciência do ponto em que nos encontramos, face ao que desejamos alcançar na nossa vida e, por isso, até nos ajudam a dormir melhor.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais