Onde procurar inspiração?

Mafalda Camarate de Campos // Março 10, 2022
Partilhar
inspiração
inspiração

Muitas vezes perguntamo-nos onde podemos ir buscar inspiração para, precisamente, vivermos vidas mais inspiradas e inspiradoras.

A inspiração que procuras já está dentro de ti. Fica em silêncio e escuta.”

Rumi

Muitas vezes procuramos respostas fora de nós quando, na verdade, elas estão sempre cá dentro. Se nos recolhermos e conectarmos ao nosso coração, ele sabe sempre o caminho. Quando nos permitimos estar em silêncio e nos ligamos à nossa alma, à nossa intuição, maravilhas acontecem.

6 Dicas para encontrares inspiração:

1. Permite-te sair da tua zona de conforto

Para buscares a inspiração dentro de ti há várias coisas que podes fazer e a primeira é saíres da tua zona de conforto, do que tão bem conheces, e abraçares coisas novas. Procura aprender algo novo todos os dias, ir a lugares onde nunca foste, percorrer caminhos diferentes, olhar para tudo com um olhar de principiante. Quando saímos da rotina abrimos horizontes e abrimos a nossa mente a novas possibilidades, trazemos uma perspetiva nova e diferente de olhar o que nos rodeia, e permitimos que novos estímulos tragam novas ideias.

2. Ativa os teus cinco sentidos

Outra sugestão é trazeres-te para o momento presente em tudo o que fazes, ativa os teus 5 sentidos, está atento aos sons, aos cheiros, ao toque, ao que te é apresentado visualmente e vais ficar surpreendido com o que surge a cada momento.

3. Escreve diariamente

Escrever diariamente o que sentes, quais as tuas intenções, quais as tuas ideias, reflexões, o que agradeces é também uma ótima forma de te inspirares (para além de ser uma ótima fonte de autoconhecimento) porque ao pores para fora o que se passa na tua cabeça, libertas espaço para que novas coisas possam entrar.

4. Contempla

Claro que a inspiração também pode vir do exterior e algo que te ajuda a desenvolvê-la é a contemplação. Rodeia-te de beleza, lê livros, vai a exposições, visita galerias de arte, ouve música; vai para a natureza, coloca os pés na terra, faz caminhadas, respira ar puro, aprecia o magnífico espetáculo que a natureza nos oferece todos os dias. Deixa-te tocar pelo simples e pelo belo.

5. Rodeia-te de pessoas que te inspiram

As pessoas também são uma fonte de inspiração, por isso, rodeia-te de pessoas que te elevam, que sejam sábias, que gostam de aprender, que puxam por ti, que te desafiam a seres a tua melhor versão todos os dias. Lê autobiografias de pessoas que mudaram o mundo, que ousaram ser diferentes, que se permitiram ser mais e melhor. Escuta e aprende com as histórias dos outros, guarda tempo na tua agenda para estares com a tua família e amigos.

6. Usa sabiamente o tempo que passas na Internet

Na Internet também podes encontrar inspiração, usa o tempo que lá passas para seguir pessoas ou projetos que te inspirem, que promovam a tua criatividade, assiste a Ted Talks em áreas que te dizem algo, ouve podcasts, aprende algo novo sobre assuntos que habitualmente não exploras.

Tudo é fonte de inspiração!

Tudo o que nos rodeia é fonte de inspiração, basta que estejas mais atento, que fales menos e oiças mais, que faças menos e sejas mais. Permite-te estar aberto e desperto a tudo o que te rodeia e verás que a inspiração surge a cada piscar de olhos.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais