O Sexo e Eu

Fátima Lopes // Setembro 1, 2021
Partilhar
O Sexo e Eu
O Sexo e Eu

Sinto que continua a haver muita dificuldade em falar de sexualidade de uma forma normal, natural e sem preconceitos. Parece que ainda é um tema que temos de falar em surdina ou de uma forma muito controlada, tendo a certeza absoluta que estamos num ambiente seguro e com pessoas que fazem as interpretações certas. Em pleno século XXI, isto já não faz sentido! E, por isso, entendi que fazia sentido dedicarmo-nos ao tema “O Sexo e Eu”, aqui no Simply Flow. 

A sexualidade é uma parte das nossas vidas e, por isso, devemos dedicar-lhe tempo suficiente para termos uma sexualidade feliz, tal como fazemos com outras áreas da vida.

A sexualidade é uma parte natural das nossas vidas. 

Quantas vezes uma relação amorosa termina porque a relação sexual se esgotou, ou, simplesmente, não funciona? Se um casal não sente sintonia na vida sexual, como pode aspirar a manter a magia, o entusiasmo e a alegria na relação? Impossível! Se a vida sexual de um casal não é boa, isso vai ganhando peso, ocupando espaço, como se uma nuvem se instalasse e progressivamente fosse ficando maior e mais escura, acabando por anular o brilho que tem a união de duas pessoas que se amam. Em algumas situações, este desinteresse ou falta de sintonia sexual do casal é corrigível com a ajuda de um profissional. Noutros casos, pode existir uma longa história de momentos que não correram bem, de mágoas e temas que criaram um fosso entre as duas pessoas, o que leva a que não consigam encontrar novas formas de criar pontes nem conseguirem olhar-se de outra maneira.

Manter uma sexualidade equilibrada deve ser algo incluído no nosso comprometimento com a felicidade. 

O tema “O Sexo e Eu” é sobre a relação que cada um tem com o sexo e que é algo muito particular. As pessoas não desejam, nem vibram todas com as mesmas coisas. As pessoas não têm todas as mesmas fantasias, nem as mesmas experiências. As pessoas não gostam todas das mesmas pessoas. E ainda bem que assim é.

A sexualidade é algo que cada um vive de forma individual. 

Se uma pessoa se sente feliz com a forma como vive sozinha a sua sexualidade, então está tudo certo. Se duas pessoas vivem felizes com a relação sexual que têm, está tudo certo também. São cada vez mais as pessoas que não têm parceiro/a e que procuram formas de sentir prazer sozinhas. Felizmente, o mercado tem hoje brinquedos sexuais para todos os gostos, que ajudam a viver o prazer sexual, mesmo não tendo um companheiro ou uma companheira. Cabe a cada um decidir se quer experimentar ou não. Não deve é decidir a partir da cabeça dos outros, principalmente se forem cabeças preconceituosas. 

Sozinhas ou acompanhadas, as pessoas devem viver a sexualidade da forma que lhes fizer sentido. 

A sexualidade deve ser vivida da forma que cada um entender, mas respeitando sempre o outro. Estamos a falar de sexualidade como algo bonito e que nada tem a ver com comportamentos perversos nem patológicos. Estamos a falar de sexualidade vivida por pessoas que procuram formas de a viver que preservem o seu brilho, beleza e energia.

Já chega de preconceitos à volta da sexualidade! 

Às vezes, algumas pessoas de gerações mais antigas, consideram que uma mulher que tem uma relação normal com o sexo, que fala normalmente da sua sexualidade e da importância daquilo que sente e faz para se sentir satisfeita, é vulgar ou ordinária. Por favor, já chega! Já não somos objectos de satisfação sexual do homem. Já não estamos cá apenas para satisfazer as vontades dos maridos. Já não acreditamos que sexo é pecado. Sim, as mulheres têm desejo e desejos. Sim, as mulheres têm fantasias. Sim, as mulheres também são exigentes com o seu parceiro/a.

Vamos, de uma vez por todas, deixar o pecado e o preconceito à porta. 

Vamos todos viver a sexualidade como merecemos. Ou seja, com prazer, alegria e a noção exata da importância que ela tem para a nossa felicidade.  

Nota: Fotografia por Verónica Silva

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais