O que é a tensão muscular?

Inês Moreira // Novembro 11, 2019
Partilhar

Todos sabemos que o nosso corpo é feito de músculos que nos permitem mexer cada segmento do corpo. O corpo humano é constituído aproximadamente por 650 músculos que nos permitem ter a mobilidade e elasticidade para nos movermos no nosso quotidiano em diversas tarefas.

Porque acumulamos pontos de tensão muscular?

Se pararmos para refletir um pouco neste tema, apercebemo-nos que na nossa rotina do dia-a-dia repetimos diversos movimentos. Este processo é feito inconscientemente e com o passar do tempo, devido a uma repetição de movimentos, os músculos mais recrutados nas nossas tarefas, entram em fadiga.

O que é a fadiga muscular?

A fadiga muscular é traduzida por um défice de oxigenação que chega às fibras musculares. 

O que pode estar na origem da fadiga muscular?

Existem diversas razões que levam à fadiga muscular. Vou aqui dar ênfase a três grandes causas: sedentarismo, má alimentação e fadiga muscular por esforço.

1. Sedentarismo

A atividade física inexistente leva à fraqueza muscular. Os músculos não têm estímulo suficiente, podendo levar à falta de oxigenação de alguma fibras musculares, resultantes em contraturas ou bloqueios maiores.

2. Má alimentação

A má alimentação pode levar a uma falta de nutrientes essenciais para o músculo. Esta falta de nutrientes necessários, como, por exemplo, os minerais – e dentro destes o magnésio, o cálcio e o potássio – são fundamentais para uma contração e relaxamento muscular eficiente. Na falta destes nutrientes, os músculos ficam mal nutridos, levando a um mau funcionamento do sistema músculo-esquelético, podendo levar mais uma vez a bloqueio musculares.

3. Excesso de esforço

A fadiga muscular por esforço está presente nas pessoas que praticam (muito) exercício físico. Durante o exercício físico há um grande desgaste muscular, acontecendo várias micro ruturas nas fibras musculares que acabam por originar processos inflamatórios. Não havendo um tratamento cuidado e preventivo nestes casos específicos, as fibras musculares poderão entrar em contração permanente, não relaxando. As cãibras são um exemplo deste caso.

5 curiosidades sobre contraturas musculares:

  1. A gravidade tem um papel muito importante na tensão muscular;
  2. O grupo muscular mais afetado e onde as pessoas apresentam mais queixas de tensão muscular são a zona do pescoço e dos ombros;
  3. O stress é dos principais causadores de tensão muscular acumulada;
  4. As posturas incorretas podem causar tensão e disfunções musculares graves;
  5. O sistema somático (emoções) está intimamente ligado a sintomas de tensão e consequentemente dor muscular ou articular.

 Quais são os sintomas de tensão muscular?

  • Desconforto na posição de sentado, deitado ou de pé;
  • Dor constante na zona de tensão;
  • Dores de cabeça, podendo por vezes dar origem a enxaquecas;
  • Contraturas musculares;
  • Diminuição da mobilidade do segmento anatómico afetado;
  • Cansaço físico ou psicológico;
  • Fadiga muscular;
  • Formigueiro nos membros superiores ou inferiores;
  • Entre outros…

Qual a importância de um acompanhamento especializado?

Para bem da sua saúde, se apresenta alguns dos sintomas mencionados, consulte um fisioterapeuta para uma avaliação cuidada do seu sistema músculo-esquelético, para que consigamos intervir a tempo de prevenir disfunções anatómicas mais acentuadas.

Se tem um trabalho que exige muito da posição de sentado, uma avaliação para prevenção de sintomas de tensão muscular ou disfunções será muito útil, diminuindo a probabilidade de futuramente ocorrerem outras lesões.

Cuide de si, diga não ao desconforto do seu corpo.

Ler mais
 

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais