Sabia que a partir dos 30 anos o nosso corpo começa a perder entre 1 a 3% das hormonas benéficas ao nosso organismo? Por isso, a partir dos 40 anos conseguimos ver os primeiros sinais de défice hormonal. Conheça a modulação hormonal, um dos 5 pilares do Anti-Aging, uma medicina personalizada e individualizada que tem como objetivo detectar, prevenir e tratar atempadamente doenças decorrentes do envelhecimento, promovendo, assim, a qualidade de vida e a longevidade.
O envelhecimento é um fenómeno natural em que existe um declínio progressivo das capacidades de vários sistemas, órgãos e hormonas como estrogénios, progesterona, testosterona, DHEA, cortisol, hormonas tiroideias entre outras. A partir dos 30, 35 anos, o nosso corpo começa a perder entre 1 a 3% das hormonas benéficas ao nosso organismo, o que faz com que por volta dos 40 anos, consigamos ver os primeiros sinais de défice hormonal. Os sintomas do défice hormonal são comuns à maioria das pessoas, mas variam consoante o sexo.
- No caso das mulheres: irritabilidade, alteração da qualidade do sono, dificuldade em perder peso, alteração da memória, diminuição da líbido, secura vaginal, entre outros. Estes fatores são normalmente agravados com a chegada da menopausa.
- No caso dos homens: dificuldade em perder peso, aumento do perímetro abdominal, diminuição da líbido, alteração da memória, irritabilidade, diminuição do número de ereções matinais, entre outros.
Cada pessoa é única e cada corpo diferente.
Mas, cada pessoa é única e cada corpo diferente, por isso, o seu grau de envelhecimento é também ele exclusivo. Por estas razões, são necessárias técnicas individuais e únicas para cada indivíduo, sendo, no entanto, necessário realizar exames imagiológicos e exames laboratoriais, devendo estes serem realizados na altura correta do ciclo menstrual.
Qual o propósito da medicina Anti-Aging?
A Medicina Anti-Aging é uma área médica que se dedica à promoção da qualidade de vida e longevidade. Os objectivos desta prática médica focam-se em detectar, prevenir e tratar atempadamente doenças decorrentes do envelhecimento que podem estar camufladas por sintomas que pensamos conhecer, mas que podem apresentar um quadro clínico muito mais complexo do que imaginamos.
Os 5 pilares fundamentais da medicina Anti-Aging:
O Anti-Aging assenta em 5 pilares fundamentais:
- Modulação hormonal;
- Suplementação não hormonal;
- Exercício físico;
- Nutrição funcional;
- Gestão do stress.
Só assim conseguimos promover uma melhor qualidade de vida e prevenir as doenças relacionadas com o envelhecimento.
Esta é uma medicina personalizada e individualizada.
Estamos perante um tipo de medicina personalizada e individualizada que tem em conta cada história, caso e percurso, oferecendo resultados imediatos na qualidade de vida dos pacientes.
O que é a modulação hormonal?
A modulação hormonal é tudo o que leva ao aperfeiçoamento de todo o processo hormonal, ou seja, ao melhoramento da formação, libertação, transporte, ação e metabolização hormonal. Para tal temos de ter em consideração a alimentação, exercício físico, gestão do stress, suplementação não hormonal e reposição hormonal. Este último “processo” é da exclusividade médica. Mas, terá de ser um médico com uma visão holística porque podemos fazer reposição hormonal sem modulação hormonal, recorrendo a hormonas bioidênticas.
O que são as hormonas bioidênticas?
Estas são moléculas que são, estrutural e quimicamente, iguais às que são naturalmente produzidas pelo corpo humano. Por esta razão, os nossos receptores estão preparados para as receber, não havendo efeitos secundários, nem rejeição por parte do organismo e o fígado não as identifica como estranhas, estando preparado para as metabolizar evitando a sua acumulação.
Já as hormonas não bioidênticas, como têm uma estrutura igual à nossa, os nossos receptores não estão preparados para elas, não havendo o encaixe (chave-fechadura), não ocorrendo uma boa metabolização no fígado, podendo até estas transformarem em metabólitos prejudiciais para o nosso organismo.
É de realçar que as hormonas bioidênticas produzidas pela indústria farmacêutica podem ser adquiridas em qualquer farmácia. São utilizadas por vários colegas de diversas especialidades, como por exemplo, a progesterona bioidêntica que é indicada para as grávidas que têm risco de parto prematuro.