O que é a Misofonia?

Luísa Monteiro // Junho 18, 2024
Partilhar
Misofonia
Misofonia

A Misofonia é uma condição ainda pouco compreendida, mas que pode ter um impacto significativo na vida de quem dela sofre. Caracterizada por uma intolerância intensa a determinados sons do quotidiano, esta condição provoca reações de desconforto extremo e aversão. Sons comuns, que passam despercebidos à maioria das pessoas, podem desencadear ansiedade, raiva e até levar ao isolamento social. Trata-se de uma reação incomum que desafia a compreensão médica, pois não está relacionada com a intensidade dos sons nem com problemas auditivos.

A Misofonia, anteriormente conhecida como Síndrome de Sensibilidade Selectiva ao Som (S4), é caracterizada por uma redução da tolerância a determinados sons, especialmente se forem repetitivos. Sons do quotidiano podem causar uma reação de grande desconforto e aversão. O termo foi introduzido na literatura científica em 2001 pelo Professor Jastreboff, que descreve esta condição como uma reação incomum (física e emocional, como medo ou perigo) a determinados sons que não a desencadeiam na quase totalidade da população.

Quais são as características da Misofonia?

A Misofonia não está relacionada com a intensidade dos sons, ou seja, pode ser desencadeada por sons de fraca ou média intensidade. Sons que são percebidos como “normais” pelas outras pessoas podem provocar desconforto, ansiedade ou raiva para quem sofre desta condição, podendo levar à evicção de convívio social e até ao abandono de animais de estimação. Os sons que desencadeiam estas reações (trigger sounds) podem ser sons corporais produzidos por terceiros, como o sugar, pigarrear, tossir e engolir.

Quais são as causas? E como é feito o diagnóstico?

A Misofonia não está geralmente associada a diminuição auditiva e a sua causa ainda é desconhecida. Não se sabe quantas pessoas sofrem desta condição, que ainda não é classificada como doença na ICD 11 (International Classification of Diseases). Pode surgir na infância ou adolescência e, em alguns casos, pode estar associada ao diagnóstico de doença obsessivo-compulsiva.

Existe tratamento para a Misofonia?

O tratamento ainda é desconhecido, mas pode-se recomendar terapia de dessensibilização e comportamental, semelhante à indicada para os zumbidos nos ouvidos. Esta abordagem pode ajudar os indivíduos a lidar melhor com os sons desencadeadores e a reduzir a intensidade das suas reações emocionais e físicas.

Compreender a Misofonia é essencial para apoiar quem sofre desta condição e promover uma melhor qualidade de vida, reduzindo o impacto negativo que estes sons podem ter no seu bem-estar diário.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais