O que é a hora do planeta e para que serve?

Eunice Maia // Março 26, 2021
Partilhar
Hora do Planeta
Hora do Planeta

Uma hora para o planeta se regenerar. Uma hora com as luzes apagadas numa iniciativa contra as alterações climáticas. Desligar simbolicamente durante 60 minutos para ligar consciências.

A Hora do Planeta é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta. Esta iniciativa da WWF nasceu 2007, em Sidney, na Austrália e, ano após ano, tem crescido,  tornando-se num movimento global, com mais de 3,5 mil milhões de pessoas em 190 países e territórios a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente, no último sábado de março, as luzes.

É particularmente urgente assinalar este dia e agir.

Num ano em que a pandemia expôs, ainda mais, o frágil equilíbrio dos nossos ecossistemas e em que a Terra nos mostrou que não se trata da sobrevivência do planeta (que já superou e sobreviveu a inúmeras crises e que, num certo sentido, durante os meses de confinamento, se regenerou mais rapidamente), mas da espécie humana e da sua sustentabilidade, é particularmente urgente assinalar este dia – 27 de março – e agir.

O apagão é um gesto carregado de simbolismo. Pessoalmente, recorda-me a imagem de um pontinho azul suspenso na vastidão do universo e a nossa insignificância. Naqueles 60 minutos de escuridão há uma corrente humana mundial que ecoa a consciência de que é preciso apagar (reduzir) o impacto das atividades humanas (em particular, do consumismo desenfreado) e iluminar o planeta, dar voz à natureza, para salvaguardar o seu (o nosso!) futuro.

Falar pela Natureza

Além disso, e para lá da dimensão simbólica (porque a situação é de emergência climática e não podemos/temos tempo para ficar pelo símbolo), é um momento único que une organizações da sociedade civil, indivíduos, empresas e ambientalistas para “Falar pela Natureza”, estabelecendo esse compromisso como prioritário no caminho de recuperação até 2030. Porque a recuperação pós-covid tem de passar, forçosamente, por assegurar que o crescimento económico esteja dissociado da exploração de recursos e de emissões líquidas de gases com efeito de estufa em 2050

É, portanto, uma ferramenta valiosa de ativismo coletivo que mobilizará milhões à volta do globo para discutir a sustentabilidade climática, intra e intergeracionalmente justa, a interdependência da natureza, clima e crises de saúde, a importância do conhecimento científico como suporte de decisão, o papel da tecnologia, a relevância da colaboração entre países. Precisamos que todos percebam o(s) problema(s), mas precisamos principalmente de mostrar caminhos – um novo paradigma – e inspirar nos outros a transição ecológica. E esta é uma iniciativa privilegiada para catalisar a mudança no coração das pessoas.

Será o primeiro “holofote virtual” da Hora do Planeta, com mais de 190 países a tomar de assalto a Internet e colocando em destaque o planeta, os problemas que enfrenta e as soluções que estão ao alcance de todos. De facto, numa montra que é este ano, face às circunstâncias pandémicas, sobretudo digital, a luta e a sensibilização acontecem através das redes sociais, que têm o poder e o mérito de amplificar a mensagem e de a fazer chegar a mais pessoas, incluindo aquelas que nunca tinham refletido sobre o problema, motivando-as a abraçar pequenos gestos de mudança, pequenos passos que têm impacto.

“Como posso participar na Hora do Planeta?”

(informação retirada do site oficial do evento, consultado a 24 de Março de 2021) 

É muito simples e precisamos da ajuda de todos

Mesmo com as circunstâncias atuais, temos uma oportunidade incrível para criar impacto – online e a partir das nossas casas. Como? No dia 27 de março, às 20h30, será publicado nas redes sociais da ANP|WWF (Facebook, Instagram e Twitter) um vídeo exclusivo da Hora do Planeta 2021. O convite é que seja partilhado ao máximo, taggando a ANP|WWF  e usando as hashtags #EarthHour #HoradoPlaneta, nas stories, no feed, no Twitter, por mensagem enviada a amigos e familiares, identificando-os nos comentários dos posts oficiais. 

Ao invadirmos o mundo digital com este conteúdo único, vamos fazer com que a Hora do Planeta não passe despercebida e chegue mesmo àqueles que possam não estar ainda tão alerta para a crise climática.

Todos juntos, levantemos a voz pela natureza. Vamos apagar as luzes e pôr o foco no planeta, por um futuro melhor para todos.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais