O dia-a-dia da pele.
Imagine um dia normal para a sua pele: acordar, passar por gel de lavagem e água, ser esfregada, seca com toalha, sair para a rua, ser exposta ao sol, vento, frio ou calor, resistir às partículas de poluição do ar, resistir à desidratação do ar-condicionado ou ao calor do aquecimento central, vir novamente para o exterior e sujeitar-se às condições atmosféricas, à transpiração e suor do esforço físico, resistir aos micróbios das mãos que tocam em tudo, ao atrito da roupa e do calçado e finalmente ser abafada no calor da cama. Uma canseira!
O que acontece à pele enquanto dormimos?
Descansa e recupera. Se não houvesse um período de recuperação seria complicado. É aqui que o período do sono é fundamental: enquanto dormimos o nosso organismo aproveita para estabilizar e secretar as hormonas de “reparação” como a melatonina, a hormona de crescimento e baixar o cortisol (responsável pelo stress). Também a renovação celular e a oxigenação das células se dá de uma forma mais regular pelo aumento da circulação sanguínea cutânea. É a altura perfeita para absorver nutrientes. E, como não tem de se “preocupar” com a agressão do sol ou do vento, podemos usar cremes mais concentrados em vitaminas e antioxidantes sem induzir irritação (“eczemas” em linguagem médica). Por isso é que os cremes antienvelhecimento mais potentes são, em geral, aplicados à noite, após a limpeza dos resíduos de poluição ou sebo, sendo absorvidos durante as horas de repouso. É durante as horas de repouso, com temperatura e ambiente controlado, que a pele recupera. E, é nessa altura que aplicamos cremes com concentrações mais elevadas de ácido, glicólico e retinoides para combater o envelhecimento ou cremes com hidroquinona para combater as manchas.
Mas, atenção: se tem por hábito ligar o ar-condicionado ou o aquecimento durante a noite deve providenciar uma percentagem correcta de humidificação do ar. Atmosfera muito seca vai desidratar mais a sua pele. Não esquecer portanto de beber água durante o dia e aplicar sempre um hidratante à noite. Mesmo que o envelhecimento não seja uma preocupação para si!