O poder das nossas memórias

Fátima Lopes // Janeiro 9, 2022
Partilhar
memórias
memórias

Resolvi escrever sobre o poder das nossas memórias, porque tenho vindo a aperceber-me que, nestes tempos de tanta incerteza e dificuldade em fazer planos para mais do que um dia seguinte, temos de ir buscar a algum lugar a força anímica para nos mantermos com esperança, fé e atitude positiva. 

Isto nem sempre é fácil, principalmente quando à nossa volta só existem notícias negativas. É urgente que nos chegue através da Comunicação Social, notícias felizes, relatos de projectos bonitos, de coisas fantásticas que aconteçam a alguém, a uma comunidade ou a um país. É importante que nos cheguem histórias que nos façam acreditar e pensar que a seguir à tempestade, vem sempre a bonança. É com essa certeza que devemos fazer a gestão da nossa vida.

Depois da tempestade vem sempre a bonança.

Infelizmente, se fizermos uma contabilização das notícias negativas e positivas percebemos que a balança está, claramente, desequilibrada. Então, cabe-nos a nós proteger-nos daquilo que é menos bom. Com isto não estou a sugerir que enterremos a cabeça debaixo da areia e nos alheemos do mundo. Significa, sim, saber o que se passa no mundo, mas sem nos deixarmos intoxicar com isso. Significa irmos em busca de lugares seguros, onde sabemos que o que aí vamos colher nos dá a força necessária para progredir com a cabeça levantada e com a certeza de que vamos viver momentos bons e felizes. 

Apercebo-me pelas conversas, principalmente das pessoas com mais idade, que são as mais sábias, que vão buscar às suas memórias esse oxigénio, essa força para seguir em frente. Ou seja, dá-lhes um especial prazer revisitar memórias felizes, momentos divertidos e até situações que podem ter sido um desafio, mas como as conseguiram resolver, cada vez que as relatam, parece que ganham vida novamente. 

As nossas histórias individuais são feitas de inúmeros momentos e entre eles estão seguramente alguns mesmo muito bons.

Estas conversas permitem também relembrar que, por maior que seja o desafio que a vida nos coloca, chega sempre o dia em que encontramos a solução. Podemos levar mais tempo, menos tempo, pode ser mais fácil ou menos fácil, mas não há volta a dar. Temos sempre de encontrar uma solução para o desafio que a vida nos coloca e este revisitar das memórias tem-me demonstrado que estas são um poder como outro qualquer. 

O poder das nossas memórias 

Então, cada vez que nós fazemos uma viagem até às nossas memórias positivas e bonitas, resgatamos esse poder que nos vai fortalecer no aqui e agora, lembrando-nos que a vida tem esses momentos. Eles podem não estar a acontecer agora, mas a vida tem esses momentos positivos. O passado mostra isso mesmo e no futuro outros bons momentos irão com certeza acontecer. 

O resgate das memórias positivas 

Quando estiverem com a vossa família e os vossos amigos, resgatem o poder das boas memórias que construíram exatamente junto daqueles que amam. Como? Relembrando episódios felizes passados juntos, situações divertidas, acontecimentos que vos façam a todos rir, para que se possam divertir novamente juntos. No final vão perceber que a vida é mesmo assim. Às vezes tem desafios que aparentemente são montanhas intransponíveis, mas depois tem momentos que são verdadeiros oásis. Então, visitem esses oásis! Mergulhem neles e vão buscar tudo de bom que isso vos possa trazer. Vão perceber que isto vos irá ajudar e muito, naquilo que está para a frente mesmo que ainda seja desconhecido. 

Nota: Fotografia por Verónica Silva

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais