O mistério das emoções

Fátima Lopes // Novembro 2, 2021
Partilhar
emoções
emoções

Fala-se cada vez mais de emoções e às vezes baralham-se emoções com sentimentos, o que não é a mesma coisa. Emoção é uma resposta do nosso organismo perante um determinado estímulo, mas as nossas emoções não dependem apenas de circunstâncias externas. Dependem também da personalidade e do caráter da própria pessoa, influenciada pela respetiva história de vida. Até as questões culturais têm influencia no tema das emoções. Ou seja, as emoções dependem de um conjunto de circunstâncias. Os sentimentos permanecem como resultado de uma determinada emoção. 

As emoções que nós sentimos têm consequências fisiológicas e psicológicas. 

Há emoções muito comuns – o medo, a raiva, a tristeza, a alegria e o nojo – e nós até gostaríamos de as entender melhor, só que isso implica disponibilidade e tempo. Fala-se cada vez mais em inteligência emocional o que faz todo o sentido, pois quanto melhor conhecermos as emoções e soubermos lidar com elas, mais apetrechados estamos. Ou seja, é como se fossemos uma viatura que ganha um upgrade em vez de se manter pela versão mais simples e básica. E estes extras são as ferramentas que nos ajudam a lidar com as nossas emoções e os sentimentos decorrentes das mesmas. 

Vivemos simultaneamente fascinados e assustados pelo mundo das emoções. 

Esta preocupação em saber lidar com as emoções, começa a ser uma prática recorrente. São cada vez mais as escolas e as empresas, que têm em conta a competência emocional na altura de contratar alguém. É que saber lidar com as emoções é uma grande mais-valia! 

Há pessoas que eu costumo batizar de “desajeitadas emocionais”. São as que se revelam muito trapalhonas a lidar com as suas emoções. São pessoas que precisam de ganhar mais ferramentas, mais competências, para interpretar as suas emoções e os sentimentos decorrentes das emoções, de forma a que façam o seu caminho com mais equilíbrio.

Falemos de emoções.

Agarremos esta oportunidade de podermos reflectir um pouco sobre as emoções e sobre aquilo que elas nos dizem e nos transmitem. Sem medos. Sem receios. Apenas como uma oportunidade de aprendizagem. Seja que tipo de emoção for, pois todas as emoções fazem parte da nossa vida e todas dão cor e sentido aos nossos dias. Permita-se mergulhar nas emoções. 

Nota: Fotografia por Verónica Silva

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais