Hoje celebramos o Dia do Animal de Estimação. Dias como este servem para nos lembrar, não só dos companheiros que temos em casa, mas também de todos os animais que partilham connosco o planeta Terra.
Infelizmente ainda vemos fazer aos animais, todo o tipo de atrocidades, sem nenhum objetivo outro que não seja a pura maldade. Somos os maiores responsáveis por muitas das espécies extintas até agora e, com muita pena minha, não vejo tanta gente como seria de esperar, preocupada com este facto. Considero que deveria haver muito mais responsabilidade nas decisões que se tomam e, até nas escolhas diárias que são feitas, no sentido de proteger o melhor possível, o planeta em geral.
O Brownie
No Dia do Animal de Estimação é inevitável que pensemos primeiro naqueles que fazem parte do nosso universo. E, para mim, o melhor do mundo é naturalmente o meu cão, o Brownie.
Sempre tive uma especial adoração por cães e, como tal, toda a minha vida pedi um. Cheguei a fazer birras de horas e “greves de fome”. Na verdade, olhando agora para trás, eu não tinha a capacidade que julgava ter de assumir a total responsabilidade de um cão.
O Brownie apareceu, por isso, na altura ideal. Não foi um aparecimento premeditado. Surgiu realmente quando eu menos esperava, numa simples visita a uma casa abrigo, sem qualquer intenção de adotar.
Hoje, olhando para trás, penso que foi dos melhores “acasos” que aconteceu a esta família. Ninguém imaginava que um cão pudesse trazer tanta alegria e animação a uma casa. O meu irmão diz, com muita graça, que antes ele era o menino querido e agora é o Brownie. Não digo que esta queixa seja totalmente desprovida de verdade, tendo em conta que os três cá em casa temos uma preocupação imensa com o nosso amigo de quatro patas.
Chegamos a abdicar de certos programas ao sábado ou ao domingo, só para o levar à praia, para que possa correr atrás da bola, que é uma das suas diversões favoritas. Mesmo que isso seja a última coisa que nos apeteça. Este e qualquer outro esforço, são altamente recompensados, porque ninguém nos recebe como o Brownie quando chegamos a casa. A alegria de nos ver chegar, enche o coração a qualquer um. É um companheiro eterno, capaz de amar incondicionalmente e que gosta mais dos donos do que dele próprio.
Hoje no Dia do Animal de Estimação, apelo a todos para que passem a dar aos animais a atenção e o valor que merecem. E se pensarem em ter um cão ou um gato, privilegiem os que estão à espera de ser adoptados. São animais que só querem ter uma família e por isso vão estar eternamente gratos a quem os acolher, dando-lhes um amor único e infinito.
Vale a pena arriscar. Façam da vossa casa um sítio mágico, e do nosso planeta, um sítio melhor.
Nota: Fotografias por Verónica Silva.