O futuro ao virar da esquina

Fátima Lopes // Setembro 27, 2022
Partilhar
ONLY - Smart Buildings
ONLY - Smart Buildings

Sempre acreditei que a tecnologia deveria ser usada em prol do nosso bem-estar, na sustentabilidade e na eficiência energética, contribuindo assim para um planeta mais saudável. Foi em conversa com um amigo, conhecedor das melhores soluções tecnológicas, que conheci uma marca de produção 100% nacional, da qual vale a pena falar. 

Enquanto trocávamos ideias sobre decoração e remodelação de casas, surgiu em conversa a marca ONLY – Smart Buildings. Isto porque o meu objetivo sempre foi aumentar o conforto e a segurança da minha casa, dois aspectos cada vez mais fundamentais para grande parte das famílias no pós-pandemia. Assim, após algumas pesquisas, foi na marca ONLY – Smart Buildings que encontrei exatamente aquilo que procurava. Como privilegio as marcas nacionais, a decisão foi fácil.

Para além de assegurar a versatilidade a nível de design, a ONLY permite também uma eficiência energética, que muito valorizo, indo ao encontro da minha preocupação com as  questões de poupança e protecção do ambiente. 

Desde o primeiro contato com as soluções ONLY que senti que era exatamente aquilo que eu queria para a minha casa.

Situada em Braga, a ONLY é a materialização tecnológica dos edifícios inteligentes do futuro, através de soluções integradas de automação, de última geração. Uma marca que assenta em valores como a sustentabilidade económica, ambiental e social. Para a minha casa, que tem uma instalação elétrica convencional, foram-me apresentadas soluções que me agradaram e foi assim que a domótica entrou na vida da minha família.

ONLY - Smart Buildings

Soluções de automação para edifícios inteligentes, com produção 100% nacional 

As soluções ONLY que tenho em casa controlam toda a iluminação nos diversos compartimentos, o sistema de áudio e a climatização. Ou seja, posso criar cenários para acender ou apagar as luzes a uma hora específica, ligar ou desligar a música ambiente em determinadas zonas da casa e ainda aquecer no Inverno ou arrefecer no Verão a casa, controlando a temperatura que pretendo. Resumindo, quando chego a casa, tenho o ambiente que desejo.

Já comprovei que a domótica nos permite executar tarefas muito simples de forma automatizada, minimizando erros e desperdícios!

Optei por escolher painéis personalizados para algumas zonas da casa porque facilitam a leitura da ação, tanto para mim, como para familiares e convidados. No entanto, também escolhi painéis Wave, onde sei exatamente que gestos tenho que fazer com as mãos, para desencadear as ações que pretendo. 

Sendo eu apaixonada por cozinhar, os painéis Wave são fabulosos porque me permitem interagir sem ser necessário o contacto físico. Ou seja, é através da forma como movemos as mãos em frente do painel que desencadeia a ação: acenar para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita. É realmente muito prático para zonas particularmente sujeitas à propagação de sujidade e/ou bactérias, como acontecia com os interruptores tradicionais, nas cozinhas e nas casas de banho. 

ONLY - Smart Buildings

Automação residencial – Atuar sem toque

Cada gesto pode resultar numa ação simples como: desligar todos os sistemas de iluminação, abrir todas as persianas com apenas um gesto, ou uma ação mais elaborada como controlar o volume de som de um espaço, rodando a ponta do indicador na frente do ONLY Wave.

Já adorava chegar a casa, mas agora é melhor ainda!

Vivo sempre numa roda viva de trabalho e viagens e a vida acaba por se tornar complicada para gerir à distância tudo o que pretendo. Graças à ONLY, consigo ter plena noção de como está a minha casa e de como a vou encontrar quando regressar. Mesmo estando fora, tenho acesso a tudo o que acontece em minha casa, em tempo real e consigo controlá-la através do telemóvel.

Reinventar a tecnologia de automação tendo em conta a pegada ecológica

As casas do futuro deverão passar a reunir a comodidade e sustentabilidade com as tendências tecnológicas, visto que, num futuro breve, os painéis solares e a automação residencial farão parte de uma grande parte das casas portuguesas. Por isso, o foco da ONLY está agora voltado para a redução da pegada ecológica, com o investimento em energia solar, respeitando os princípios da eficiência energética solar e da economia circular e garantindo recursos para as próximas gerações. O que era resíduo passa a ser recurso, diminuindo o impacto ambiental, na otimização da conceção de um produto, também ele sustentável, pela sua fiabilidade e durabilidade. 

Notas: 

– Texto patrocinado por ONLY Smart Buildings

– Fotografias por Adriano Ferreira Borges

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais