O conhecimento é um privilégio

Hugo Rodrigues // Outubro 2, 2020
Partilhar

O conhecimento é um privilégio! E comunicar é a melhor forma de comemorar esse privilégio…

Desde o início da minha formação em Pediatria que percebi que devia apostar na divulgação do conhecimento médico para poder ajudar os pais a decidir mais e melhor. Como diz o ditado, “o saber não ocupa lugar” e acredito genuinamente que é um dever médico o aumento da chamada literacia em saúde.

O problema é que a maior parte do conhecimento médico encontra-se “fechado” em locais pouco acessíveis, que são os hospitais, centros de saúde e consultórios. E, dessa forma, só chega a uma pequena percentagem da população, o que não é, de todo, suficiente… É preciso sair desses espaços e aproximar-nos verdadeiramente da comunidade. Só assim seremos realmente eficazes e bem-sucedidos neste propósito.

Como aumentar a literacia em saúde?

Hoje em dia dispomos de formas praticamente infinitas de comunicar, de divulgar o nosso saber e as nossas opiniões, desde os meios mais tradicionais da imprensa escrita, passando pela rádio, televisão e, claro, pelo mundo digital. Como é lógico, a forma de comunicar não é igual nesses meios todos, pelo que é imprescindível sabermos adaptar-nos a cada um deles para garantirmos que é a mensagem correcta que passa. É isso que nos vai aproximar das pessoas, é isso que vai fazer com que elas nos ouçam ou leiam e que se interessem genuinamente por aquilo que estamos a dizer.

Foi nesse sentido que criei o meu site “Pediatria para Todos” e que, com o tempo, fui investindo cada vez mais nesta necessidade de divulgação de conhecimento, que é um verdadeiro prazer para mim. É um orgulho enorme sentir que com pequenas ações podemos claramente fazer a diferença para muita gente!

Comunicar conhecimento, partilhar emoção, inspirar à mudança

Neste percurso, fui percebendo que, felizmente, há pessoas da própria área da Comunicação Social que defendem estas mesmas ideias e têm as mesmas vontades e objetivos. Há quem diga que a televisão afasta as pessoas, por criar uma distância entre o público e as “figuras públicas”, mas nem sempre precisa de ser assim. E este projecto da Fátima Lopes, o Simply Flow, é claramente o reflexo disso. A vontade de ajudar e a percepção realista de que há áreas do conhecimento em que é preciso investir de forma séria, objetiva e acessível fizeram crescer esta plataforma, na qual me orgulho de participar. E, ao fim de 4 anos de existência, é altura de comemorar! Comemorar o que de melhor se pode fazer, que é comunicar conhecimento, partilhar emoção, inspirar à mudança!

Como especialista convidado, tenho a dizer: Bem-haja pela iniciativa!

Como cidadão, digo: Muito Obrigado!

Muitos Parabéns!

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais