Existem muitos mitos sobre o que fazer para emagrecer. Se está a pensar em fazer uma dieta, ou apenas melhorar a sua alimentação e consequentemente a sua saúde e o seu bem-estar, veja as nossas dicas sobre mitos e verdades. Descubra toda a verdade sobre emagrecimento e alimentação.
Mito 1 – Deixar de comer, ou fazer jejum emagrece.
Mito
O organismo entra em modo de fome e começa a acumular gordura.
Geneticamente, estamos preparados para engordar e não para emagrecer. Foi este mecanismo que nos permitiu sobreviver como espécie uma vez que os nossos antepassados mais primitivos, antes de inventarem a agricultura, dependiam do que a natureza lhes fornecia e nunca sabiam quando tinham comida disponível. A capacidade de acumular gordura, permitia manterem-se vivos e com energia durante um maior período de tempo.
Evidentemente que o jejum prolongado leva a uma perda de peso, mas também à destruição do músculo. Para além disso o metabolismo fica mais lento e quando começar a comer normalmente vai recuperar o peso perdido e ganhar ainda mais, uma vez que o organismo ficou treinado para ganhar gordura.
Mito 2 – É necessário eliminar todas as gorduras.
Mito
Para perder peso não é necessário restringir todo tipo de gordura da dieta. As gorduras “boas”, as insaturadas, têm vitaminas importantes para o funcionamento do organismo como por exemplo a A, D, E e K, e a ingestão destas vitaminas auxilia na manutenção da saúde, promove a perda de peso, para além de outros benefícios. Dos alimentos com gorduras saudáveis destaco o óleo de coco, os peixes ricos em ómega 3, o abacate, as nozes, as sementes e o azeite.
Por outro lado devemos restringir o consumo de gorduras saturadas que estão presentes em alimentos tais como a margarina, carnes vermelhas e lacticínios.
Mito 3 – Fazer ginástica com o estômago vazio faz perder mais gordura
Mito
Quando treinamos com o estômago vazio, perdemos gordura mas também massa muscular, que é fundamental para nos mantermos saudáveis. Quando comemos uma pequena refeição antes do treino, o organismo só queima gordura, sobretudo se comer um alimento rico em proteínas, mantendo assim a integridade da massa muscular.
É evidente que não é aconselhável fazer ginástica com o estômago a abarrotar, mas se nos limitarmos a comer pouca coisa conseguimos obter melhores resultados.
Mito 4 – Os alimentos e bebidas light engordam
Verdade
O facto de ser light não significa que não tenha açúcar. Muitas vezes contêm grandes quantidades de açúcar. O light significa que foi retirado ou diminuída a quantidade de qualquer nutriente desse alimento. Tanto pode ser açúcar, gordura ou outros.
Mito 5 – A fruta no seu estado natural ou em sumo tem as mesmas calorias!
Mito
Quando consumimos fruta no seu estado natural a frutose (o açúcar da fruta) encontra-se “presa” dentro das fibras – imagine que se trata de uma caixa de madeira, tapada e bem fechada, e que lá dentro se encontra a frutose. Com a mastigação e a digestão não conseguimos “partir” essas caixas de madeira e portanto a absorção de frutose é muito baixa, uma vez que ela é expelida para fora do nosso organismo ainda dentro das “caixas”.
Aproveitamos da fruta o que ela tem de melhor: vitaminas, minerais, água, fibras, etc., com uma carga glicémica baixa, tornando-a num alimento que engorda pouco, apto para regimes e bons hábitos alimentares.
Quando trituramos a fruta, por exemplo, para fazer um sumo estamos a partir essas caixas e a libertar toda a frutose que vai acabar por ser absorvida pelo nosso organismo. Deixamos de consumir o que a fruta tem de melhor e passamos a consumir um alimento pobre em nutrientes, cheio de açúcar e com uma carga glicémica elevada, e por isso, engorda imenso.
O mesmo sucede com as verduras e com a sopa – não devem ser passadas ou trituradas.
Mito 6 – Comer muito depois das 20 horas faz ganhar peso
Verdade
Depois das 20 horas o metabolismo está mais lento e dessa forma gastamos menos calorias.
Para além disso temos mais tendência para o sedentarismo. O que aconselho é fazer uma
caminhada após o jantar.
Mito 7 – Fazer somente 2 a 3 refeições por dia ajuda a emagrecer
Mito
Para uma perda de peso eficaz deve-se comer com um espaçamento máximo entre cada refeição. Desta forma evitamos picos de insulina que prejudicam a perda de peso.
Mito 8 – A água ajuda a perder peso
Verdade
A água ajuda no equilíbrio do organismo – todas as funções orgânicas funcionam melhor com água. Para além disso e por paradoxal que pareça, quem bebe pouca água tem maior propensão para sofrer de retenção de líquidos. Por outro lado o consumo regular de água ajuda a melhorar o trânsito intestinal.
Mito 9 – A sauna ajuda a emagrecer
Mito
Na sauna perde-se água e não gordura. Ajuda a desintoxicar o organismo mas não a emagrecer.
Mito 10 – As dietas baseadas em sumos de fruta e sopas trituradas ajudam a perder peso
Mito
Todas as dietas que restringem os alimentos que comemos naturalmente, vão acabar por resultar num fracasso. Para além disso, como expliquei anteriormente, todas as frutas e legumes após a trituração, ou seja, após partirmos a fibra (que é o armazém de açúcar) engordam muito mais do que no seu estado natural. Com a mastigação não conseguimos partir todas as fibras e grande parte dos açúcares acabam por ser eliminados pelas fezes.