Chega a época natalícia e com ela começam os preparativos para o momento mais comemorado do ano. Entre receitas e presentes surgem as perguntas habituais: “O que vou oferecer este ano?”; “Que receitas vou querer na mesa de Natal?”; etc.. Ou, então, se pertences à lista de convidados, as tuas receitas de origem vegetal poderão mesmo ser as protagonistas nesta quadra natalícia. Neste artigo vou facilitar-te a vida no que toca à escolha das receitas de Natal. É de facto interessante ter uma mesa cheia de sabor e variedade, mas também importa que as mesmas receitas sejam saudáveis e amigas do ambiente.
Cada vez mais há a consciência de que certos alimentos drenam energia e outros vitalizam-na. Nos meus dois livros, “Cozinha com os Chakras” e “Cozinha 100% Vegetal e Saudável”, mostro-te a importância de optar por alimentos mais leves e saudáveis que são os de origem vegetal.
Consoante os alimentos que escolhes: recebes ou eliminas energia vital do teu organismo. Todos os alimentos têm energia: uns trazem alegria, outros retraem-na, alguns ajudam na criatividade e outros ainda podem mesmo bloqueá-la. Assim, alguns alimentos são mais leves e outros mais densos, como é o caso de carne, peixe, laticínios e ovos.”
(no Livro “Cozinha com os Chakras”)
E que tal este Natal teres uma mesa 100% vegetal?
Pode parecer algo complicado, no entanto as receitas 100% vegetais são muito simples de preparar. Começo pela melhor dica que costumo dar quando o assunto é trazer a mudança na alimentação de forma simples e agradável: praticamente qualquer prato que gostas pode tornar-se um prato 100% vegetal e saudável. O primeiro passo é substituir os ingredientes de origem animal.
Não é preciso saber cozinhar como um chef, nem tão pouco ser criativo na cozinha, podemos seguir as nossas receitas favoritas e quando aparecer aquele ingrediente de origem animal, substituir por um de origem vegetal.”
(no Livro “Cozinha 100% Vegetal e Saudável”)
Deixo aqui algumas dicas de como o fazer. Se preferires seguir o prato tradicional na Ceia de Natal, segue todos os passos habituais da tua receita favorita e substitui, por exemplo, o bacalhau por fatias de tofu. E, ao almoço de Natal, que tal servires um Assado de Seitan?
Aqui já começaste a deixar a tua marca saudável e ainda tens mais surpresas para a noite. As sobremesas têm truques tão simples, que vais colocar todos os convidados mais interessados nelas do que nas prendas.
Alguns substitutos 100% vegetais:
Deixo, de seguida, alguns exemplos de substitutos 100% vegetais:
- Carne ou peixe: tofu, seitan, tempeh, leguminosas, quinoa ou soja;
- 1 ovo (nos bolos): 125 g iogurte vegetal, ½ banana esmagada, 3 colheres de sopa de linhaça moída com 3 colheres de sopa de água morna, 60 g maçã cozida;
- Manteiga: manteiga vegetais;
- Iogurte: iogurtes vegetais;
- Leite: bebidas vegetais;
- Mel: geleias;
- Caldos ou molhos: miso, molho de soja, tahini, tamari.
Podes ver mais informações no meu livro “Cozinha 100% Vegetal e Saudável”.
E se pensares que as comidas à base de vegetal não têm sabor, elas querem é temperos. Por isso, brinca com os condimentos e vais descobrir uma panóplia de combinações fantásticas.
Não te assustes com os nomes, cada dia é mais fácil encontrar vários produtos de origem vegetal. E nos meus livros todas as receitas são simples de confecionar e com ingredientes fáceis de encontrar.
Vamos às receitas?
Para este Natal deixo, de seguida, a sugestão de um menu 100% vegetal e saudável.
Se não tiveres ou não apreciares algum ingrediente, apenas substitui por outro que te agrade. O importante é utilizar as especiarias que deixam a receita saborosa.
Receita de Tofu com Ananás na frigideira
Ingredientes:
- 250g Tofu;
- 60 ml de vinagre ou vinho;
- 1 c. sopa de molho de soja ou sal a gosto;
- 2 c. sopa de sumo de limão;
- 1/2 c. sopa de mostarda;
- 1/2 c. sopa de alho em pó;
- 1/4 c.chá de gengibre;
- 4 rodelas de ananás (opcional).
Modo de preparação:
- Passa o tofu por água e corta-o em fatias;
- Prepara a marinada: num recipiente mistura o vinagre (ou o vinho), o molho de soja, o azeite, o sumo de limão, a mostarda, o alho e o gengibre;
- Coloca as fatias de tofu e deixa marinar por 20 minutos ou no dia anterior;
- Leva a grelhar ou na frigideira com um pouco de azeite;
- Serve com as rodelas de ananás, que também podem ser grelhadas ou refogadas no azeite. Rega com a marinada (aquecida na frigideira).
Receita de Assado de Seitan
Ingredientes:
- 300 g de batatas pequenas (para assar);
- 1 cenoura média;
- 500g de seitan;
- 1 tomate;
- 50 g de cogumelos;
- 1 cebola;
- 6 dentes de alho;
- Azeite, a gosto;
- Sal, a gosto;
- Especiarias, a gosto;
- 2 folhas de louro;
- 2 ramos de alecrim, fresco (opcional);
- Coze as batatas e a cenoura (inteiras e sem descascar).
Modo de preparação:
- Fatia o naco de seitan sem cortar até ao fundo (mantendo a estrutura do naco de seitan). Corta a batata em quartos, a cenoura em rodelas, o tomate em cubos e lamina os cogumelos. Corta a cebola em meias-luas e lamina os alhos. Reserva;
- Unta um recipiente de ir ao forno com um fio de azeite e coloca o seitan no centro do recipiente. À volta, dispõe as batatas, a cenoura, o tomate, os cogumelos, a cebola e os alhos. Podes colocar algumas rodelas de cebola e alhos dentro dos cortes do seitan. Rega com azeite, tempera com sal e especiarias a gosto e junta as folha de louro e o alecrim fresco (se utilizares);
- Deixa marinar dentro do forno desligado durante 10 a 15 minutos. Liga o forno a 200ºC e assa por 35 minutos ou até ficar cozinhado. Serve com os acompanhamentos da mesa de Natal ou com vegetais cozidos (brócolos, espinafres, couve…).
Receita de Bolo Rápido de Maçã
Ingredientes:
- 2 maçãs;
- 140 g de farinha (trigo ou espelta);
- 70g de farinha (trigo ou espelta, integral);
- 100 g de açúcar;
- 1/4 c. chá de canela em pó;
- 1 c. sopa de fermento em pó;
- 1/4 c. chá de bicarbonato de sódio;
- 120 g de iogurte vegetal;
- 80 ml de óleo vegetal;
- 120 ml de bebida vegetal;
- 1 c. sopa de sumo de limão ou vinagre;
(para a calda)
- 1 ½ colher de sopa de amido de milho;
- 250 ml de bebida vegetal;
- 1 pitada de canela em pó;
- 1 c. sopa de geleia ou açúcar.
Modo de preparação:
- Descaroça as maçãs e, de preferência sem as descascar, corta-as em 16 fatias (Dica: corta-as em quartos e cada um desses quartos em 4 partes). Reserva;
- Num recipiente, envolve as farinhas, o açúcar, a canela em pó, o fermento e o bicarbonato. Num recipiente à parte, mistura o iogurte, a bebida vegetal, o óleo e o sumo de limão (ou vinagre). Verte a mistura líquida na taça dos secos e envolve até obter um preparado homogéneo;
- Verte a mistura numa forma retangular (ou redonda) untada e alisa a superfície. Dispõe as fatias de maçã em cima da massa e leva ao forno preaquecido a 180 ºC, durante 40 minutos ou até as maçãs e o bolo estarem cozidos;
- Prepara a calda: num recipiente, dissolve o amido de milho em 2 colheres de sopa de bebida vegetal. Junta o resto da bebida num tacho e adiciona a canela e a geleia (ou o açúcar). Leva a ferver e baixa a temperatura. Junta o amido de milho já dissolvido e envolve até ficar cremoso;
- Desliga e verte a calda por cima do bolo já desenformado e arrefecido.
Dica: Para uma versão sem açúcar e sem glúten deste Bolo Rápido de Maçã, substitui as farinha de trigo ou espelta por 140 g de farinha de trigo-sarraceno acrescidos de 70 g de farinha de arroz ou aveia e adiciona 1 colher de sopa de amido de milho às farinhas. Substitui o açúcar por 150 g de tâmaras demolhadas nos 120 ml de bebida vegetal e segue conforme indicado na receita.
Se fizeres alguma destas receitas, partilha no Instagram ou Facebook, utiliza a #bepureinside e notifica-me @bepureinside para eu ver.
Feliz Natal cheio de Luz e Amor.