Joelhos saudáveis? Aposte na prevenção!

Pedro Barradas // Julho 26, 2023
Partilhar
joelhos joelho
joelhos joelho

Todas as articulações são importantes e devem ser cuidadas. Porém, o joelho merece especial atenção pela sua suscetibilidade e influência na qualidade de vida. É importante estar sensibilizado para conhecer os sinais do seu corpo e compreender o que podem representar para que algumas situações não sejam indevidamente menosprezadas.

O joelho é uma articulação complexa e um dos principais responsáveis pela dissipação de forças. 

Já mencionei que é uma articulação complexa? Passo a explicar. O joelho é um complexo articular – significa que é composto por mais do que uma articulação, neste caso duas – e por alguns considerado como a mais complexa articulação do corpo humano. E esta?

O joelho é fulcral na amortização das forças a que as estruturas são sujeitas quando andamos, corremos, saltamos e em mudanças de direção, por exemplo. Joelhos saudáveis e equilibrados conciliam a aparente contradição entre uma excelente mobilidade, dentro das amplitudes esperadas, e uma estabilidade considerável, em simultâneo. São frequentemente suscetíveis a lesões e condições médicas devido à sua utilização contínua e intensa. 

Manter os joelhos saudáveis deve ser uma prioridade para todos, independentemente da idade ou do nível de atividade física.

Defendo que é na prevenção que está o ganho e, como tal, a prática regular de exercício é recomendada, não esquecendo o fortalecimento muscular adequado. Outro fator crucial para a saúde dos joelhos é a manutenção de um peso saudável. O excesso de peso acresce uma pressão significativa sobre os joelhos, acelerando o processo de desgaste articular e favorecendo o surgimento de patologias. 

Embora seja importante compreender que deve apostar na prevenção de forma ativa para prolongar a saúde dos seus joelhos, não é menos importante perceber que a prevenção não é sinónimo de garantia de não sofrer qualquer lesão. Nesse caso, é crucial saber quando procurar a ajuda de um médico ortopedista especializado em joelho

Eis alguns sintomas a ter em atenção:

  • Dor persistente;
  • Inchaço (edema) e/ou vermelhidão com alteração da temperatura;
  • Restrição do movimento normal ou sensação de bloqueio mesmo que não acompanhada de dor;
  • Instabilidade, sensação de joelho “solto”;
  • Estalos ou ruídos acompanhados de dor ou outro sinal.

Desmistificando a questão dos estalidos nos joelhos… 

Se estes forem ouvidos mas não acompanhados de dor ou outro sintoma, como o edema, não deverá ficar em alerta. No entanto, se forem muito frequentes e o deixarem inseguro, poderá ser avaliado no sentido de se compreender a dinâmica articular e por que motivo acontecem tanto, mas sem razão para alarme!

A minha recomendação é que aposte na prevenção ativa e não deixe somente à mercê da sorte a sua qualidade de vida! 

O processo natural de envelhecimento e outros fatores que acelerem o desgaste articular, como a prática de desportos com muito impacto e/ou mudanças de direção bruscas e o excesso de peso, podem trazer alguma dor e desconforto nos joelhos e é extremamente impactante na qualidade de vida. Por tal, quero partilhar consigo que existem soluções, menos ou mais invasivas, que lhe podem ser propostas, de acordo com o seu caso clínico, e devidamente explicadas pelos profissionais de saúde qualificados, em Ortopedia, para lhe devolver o movimento saudável possível. Para isso é importante não arrastar lesões. Quanto mais precoce for o diagnóstico e tratamento, mais favorável é o prognóstico.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais