Eu adoro granolas, pela versatilidade que têm, pois podem ser adaptadas a todos os gostos e podem e devem ser adaptadas às estações do ano.
O que é uma granola?
Uma granola é simplesmente uma mistura de flocos de cereais, frutos secos e sementes com um adoçante, de preferência natural, que vai normalmente tostar no forno, e, por isso, adquire uma textura crocante e completamente viciante. Adaptar as granolas às diferentes estações do ano, assim como a demais alimentação, ajuda o nosso corpo a adaptar-se com mais facilidade.
Granola de Outono
A granola de Outono é uma granola de transição para nos ajudar a adaptar para o tempo frio de Inverno. No Verão precisamos de ajudar o nosso corpo a expandir e adaptar-se ao calor. Agora precisamos de o ajudar a contrair, mais ainda não de uma forma tão severa como no Inverno. Este é um período de transição. Assim, o ideal é escolher cereais e sementes típicos do Outono e frutas do fim de Verão. Mais uma vez, para mim, a chave é variar e escolher local e sazonal.
Como fazer granola?
As granolas são muito fáceis de fazer. Requerem algum tempo, mas se fizermos uma quantidade razoável, fica pronto para a semana inteira. Terão sempre disponível uma opção de pequeno-almoço rápido e prático, que basta adicionar um bebida vegetal e frutas frescas, e está pronto a comer.
Receita de granola de Outono:
Comer granola pode ser uma excelente forma de introduzir cereais integrais ao pequeno-almoço, para quem não tem o hábito ou para quem não tem tempo de cozinhar. A granola de Outono que proponho é com flocos de cereais e cereais expandidos, para a sua composição ser mais leve e ainda não muito contractiva. Assim, vamos usar arroz expandido, um cereal de Outono e flocos de aveia, mais característicos da época do Outono/Inverno, por ser um cereal com um teor de gordura um pouco superior aos outros, o nos facilita suportar e adaptar ao frio. Como fruto seco usaremos as nozes e como sementes as de abóbora, ambos característicos desta altura do ano. As frutas vamos as desidratadas, tal como a estação pede, pois tem uma energia de contração, como são, por exemplo, as amoras brancas e vermelhas desidratadas.
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparação: 25 min
Rendimento: 10 porções
Validade: em embalagem hermética 1 mês.
Sem lactose – Vegan
Ingredientes:
- 4 chávenas de chá de flocos de aveia (grossos);
- 2 chávenas de chá de arroz expandido;
- 1/2 chávena de chá de nozes;
- 3/4 chávena de chá de sementes de abóbora;
- 2 colheres de sopa de óleo de grainha de uva (ou outro de origem vegetal);
- 6 colheres de sopa de geleia de arroz (ou outro adoçante natural);
- 1/2 chávena de chá de amoras brancas desidratadas;
- 1/2 chávena de chá de amoras vermelhas desidratadas.
Preparação:
Misture os flocos de aveia, as sementes de abóbora e as nozes. Coloque-os num tabuleiro que vá ao forno, forrado com papel vegetal. Acrescente a geleia de arroz, o óleo de grainha de uva a esta mistura e leve ao forno.
Cozinhe a granola durante cerca de 20 minutos, a 180ºC ou até quando estiver levemente dourada, mexendo-a de 10 em 10 minutos para não torrar.
Depois de remover do forno, deixe arrefecer acrescente o arroz expandido, as amoras brancas e vermelhas desidratadas. Coloque a granola num recipiente fechado e guarde-a à temperatura ambiente.
Sirva com a sua bebida vegetal favorita e, se for do seu agrado, acrescente fruta fresca da época.
Fica delicioso, fresco e nutritivo!
Dica: para que o arroz expandido fique mais crocante pode tostá-lo ligeiramente numa panela seca, em lume brando, enquanto a granola está no forno.
Atreve-te a ser diferente!
Vive consciente!