Durante o fim-de-semana a alimentação deve seguir as regras dos restantes dos dias da semana. Pode, inclusive, aproveitar para fazer o que não tem tempo durante a semana. Por exemplo:
-
Faça uma lista de compras
Planeie, antecipadamente, as refeições para a semana seguinte, envolvendo toda a família na escolha dos produtos a adquirir.
-
Faça as compras com tranquilidade
Analise cautelosamente os rótulos dos alimentos e selecione aqueles que considerar mais saudáveis para todos. Não se esqueça de ir às compras sem estar com fome. As escolhas serão mais acertadas.
-
Explore os mercados locais
Conheça os mercados locais, mais próximos da sua residência, onde poderá adquirir pescado, carne e hortofrutícolas, sazonais e de produtores locais.
-
Envolva a família na preparação das refeições
Em família ou com amigos, prepare as refeições, experimentando novas receitas com a ajuda de todos. Intensifique a aprendizagem em culinária saudável.
-
Experimente novas combinações de alimentos
Inove utilizando vários tipos de produtos hortícolas, fruta e ervas aromáticas. Mas, não se esqueça de preservar a tradição alimentar. A nossa dieta mediterrânica continua a ser um dos melhores padrões alimentares.
-
Aumente a atividade física
Com um calçado e roupa confortável, junte a família e/ou os amigos e faça passeios, onde estejam incluídas atividades tais como caminhadas ou andar de bicicleta. E, se sair, para se divertir, lembre-se que dançar faz bem ao corpo e à mente.
Nota: Fotografia por Verónica Silva.