Ficar em forma até ao Verão

João Bravo // Maio 21, 2018
Partilhar

Estratégias psicológicas 

Alimentar-se emocionalmente é uma das maiores causas do excesso de peso. As pessoas que comem emocionalmente, normalmente começaram a engordar após um trauma de uma altura mais complexa da sua vida. Embora esse momento de stress já tenha passado, o hábito manteve-se e sempre que se sentem mais sozinhas, nervosas, ansiosas ou simplesmente porque o dia não lhes correu bem, servem-se da alimentação para se reconfortar.

. O ponto de interrogação 

Muitas vezes o nosso cérebro confunde fome com vontade de comer. A minha proposta consiste em colocar um grande ponto de interrogação, de preferência de cor vermelha, na porta do frigorífico, na porta da despensa ou na porta do sítio onde habitualmente vai petiscar. De início isto pode até parecer-lhe estranho, mas, ao fazê-lo está a obrigar o seu cérebro a pensar e a refletir se na realidade é fome ou gulodice. Sempre que for a um desses sítios vai parar por uns instantes e pensar realmente se não está à procura de petiscar para tentar mudar o que sente – fome emocional.

. O tamanho da roupa 

Quantos tamanhos diferentes de roupa tem no seu armário? O maior número que deverá existir no seu armário deverá ser o que você está a usar no momento atual. Livre-se das roupas que não lhe servem por excesso. Outra opção será mandar apertar as suas roupas mais largas. Também deverá evitar roupas elásticas, que se adaptem ao seu tamanho, essa é a melhor maneira de engordar sem se aperceber.

. O tamanho do prato 

Sabia que, desde há 10 anos a esta parte, o tamanho dos pratos aumentou cerca de 33%? Isto quer dizer que o atual prato de sobremesa é igual ao prato de sobremesa de há 10 anos atrás.

Desde tenra idade que fomos ouvindo frases do género: “Tens que comer tudo o que está no prato” ou “Há crianças a morrer à fome em África e tu a deixares a comida no prato?”. Na realidade estas frases foram ficando gravadas no seu subconsciente até aos dias de hoje. O resultado é que se sente culpado sempre que deixa comida no prato, apesar de já ter percebido que não é por deixar comida no prato que vai resolver o problema da fome em África.

As grandes quantidades de comida no prato são uma consequência direta do excesso de peso. A indicação é que, sempre que for possível, coma num prato de sobremesa; É igual a um prato normal de há 10 anos atrás.

[the_ad_group id=”167″]

Regras alimentares 

Pense no seguinte: acha possível fazer uma viagem de 1000km apenas com um litro de combustível? Pelo menos com os combustíveis que conhecemos atualmente é por demais evidente que não! Por outro lado, o que é que acontece quando tenta meter mais combustível num carro que já tem o depósito cheio? De certeza absoluta que o combustível vai ser derramado para fora.

Partindo deste princípio, é fácil de perceber que se tem um dia de trabalho longo pela frente a necessidade de combustível vai ser grande. Por outro lado, quando está a chegar ao destino (hora de deitar), não faz sentido estar a atestar o depósito, o combustível vai ficar acumulado e quando tentar encher o depósito, uma vez que está em excesso, não vai ser aproveitado – vai, sim, acumulá-lo em forma de gordura.

Sendo assim, a regra para perder peso é muito simples: pequeno almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre.

. Pequeno-almoço de rei 

Esta deverá ser a principal refeição do dia. É o momento em que o seu organismo tem o metabolismo mais acelerado e apto para iniciar a viagem.

Uma boa opção será a combinação de iogurte ou uma bebida vegetal sem açúcar, uma peça de fruta, frutos secos, sementes de chia ou de linhaça e frutos vermelhos.

. Almoço de príncipe 

Metade do prato deve conter hortaliças cozidas, preferencialmente a vapor ou salteadas num fio de azeite e alho. As melhores hortaliças para atingir o seu peso ideal são: brócolos, couve-flor, couve penca, couve-de- bruxelas, ervilhas, feijão verde, espinafres, alho francês, courgette, cebola e chuchu. Deve evitar a cenoura cozida. Podem ser utilizadas hortaliças/legumes ultracongelados, uma vez que esta forma de conservação, não lhes retira muitas propriedades nutritivas.

Caso o seu almoço seja feito num restaurante peça para lhe colocarem legumes em metade do prato. Um quarto do prato deve conter peixe, carne ou 2 ovos. O outro quarto do prato deverá conter batata ou batata doce ou arroz (de preferência integral) ou grão-de- bico.

. Jantar de pobre 

Um bom prato de sopa de hortaliças é mais do que suficiente. Evite passar a sopa.

. Muito importante:

Deverá comer uma peça de fruta antes do almoço e do jantar (sensivelmente meia hora) e de seguida beber um grande copo de água.

. Lanches 

A meio da manhã, a meio da tarde e antes de deitar, deverá optar por uma ou duas peças de fruta ou, ocasionalmente, um iogurte magro com sementes de linhaça trituradas. Se sentir demasiada fome poderá acompanhar com uma tosta (integral ou dextrinada). Poderá até fazer dois lanches no período da tarde – um primeiro lanche constituído por fruta e, eventualmente, uma tosta e um segundo lanche composto por um iogurte magro com sementes de linhaça trituradas. Evite o acompanhamento com bolachas, mesmo as de água e sal.

Suplementos 

. 5-HTP 

Quando os níveis de serotonina (a hormona da boa disposição) se encontram baixos, no cérebro, o nosso organismo reage, aumentando a fome, sobretudo por doces.

Numa pesquisa que durou seis semanas, o grupo de pessoas que tomavam 5-HTP perderam em média mais quatro quilos do que o grupo de controlo que não tomava qualquer suplemento.

Vários estudos indicam que o 5-HTP ao ajudar a elevar os níveis de serotonina no cérebro, tem um efeito positivo na diminuição da depressão, no aumento da autoestima, no sono, humor, ansiedade, agressividade e sobretudo no controlo do apetite.

. Como tomar: 50 a 150 mg, preferencialmente com o estômago vazio e cerca de meia hora antes de deitar.

. Cardo Mariano, Dente de Leão e Alcachofra 

As combinações destas plantas estimulam o funcionamento do fígado e dos rins, ajudando no processo de desintoxicação, eliminação de líquidos e substância tóxicas, contribuindo, assim, para emagrecimento mais fácil e com resultados mais duradouros. Impedem a acumulação de gorduras no fígado, favorecendo a sua mobilização e a sua degradação. Tem uma ação laxante suave devido ao seu efeito prebiótico. Favorecem a diminuição do nível de açúcar no sangue.

. Como tomar: fazer uma infusão com a mistura destas plantas, utilizando cerca de uma colher de sopa de cada para um litro de água e ir bebendo ao longo do dia.

. Glucomanano 

É o nome atribuído às fibras extraídas do rizoma da planta Konjac. Estas fibras quando em contacto com líquidos aumentam de volume, absorvendo mais de 100 vezes o seu peso em água, formando, assim, uma espécie de gelatina que não é digerida pelo organismo. Essa gelatina rodeia moléculas de gordura e de açúcar, resultantes da digestão impedindo a absorção das mesmas pelo organismo e a sua consequente acumulação nas células de gordura. Simultaneamente, enche o estômago originando uma sensação de “estômago cheio”, que ajuda a reduzir muito o apetite.

Estas fibras permitem que as fezes absorvam mais água que o normal, contribuindo para o aumento do volume das mesmas e para uma eliminação mais fácil e rápida. Ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue, ajudando a diminuir a produção de insulina (hormona que aumenta o apetite).

. Como tomar: como normalmente se apresenta em saquetas, o ideal é tomar uma saqueta 15 a 30 minutos antes do almoço e do jantar, diluída num grande copo de água (cerca de 50 CL). Mexa e tome rapidamente antes de ficar demasiado espesso

. Muito importante:

Para perder peso de uma forma rápida não necessita de se matar num ginásio embora, na minha opinião seja uma prática extremamente benéfica a qual eu aconselho. Contudo, e independentemente de frequentar ou não o ginásio, caminhar é um exercício ao alcance de todos e igualmente benéfico. Segundo estudos científicos recentes, caminhar durante apenas meia hora, cinco dias por semana, a um passo acelerado, aumenta a longevidade até 4 anos. Além disso é muito importante, porque ajuda a perder peso de forma rápida e saudável. Por isso, recomendo a Técnica dos 10 000 passos, que consiste em caminhar 10 000 passos por dia, pelo menos cinco vezes por semana. É uma forma de perder peso rapidamente e segundo um estudo da Universidade de Harvard – Walking for health, caminhar 10 000 passos por dia, equivale a muitas horas num ginásio.

Agora que já tem toda esta informação, vamos caminhar?

Conto consigo!

 

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais