Atualmente assistimos a uma desmotivação geral face à escola e ao estudo, por parte das nossas crianças e jovens. Por isso, é tão importante conhecermos algumas ferramentas “mágicas” que irão resultar num aumento da motivação para o estudo e, logo, para uma melhoria dos resultados escolares, em geral.
É fundamental as crianças e jovens recorrerem a técnicas e métodos de estudo porque não resolve estudar muito, resolve estudar bem de acordo com as características de cada aluno.
Um método bom para um aluno pode não ser para outro. O mesmo se passa com as técnicas de estudo.
Para um aluno fazer resumos pode ser fantástico e para outro resultará melhor fazer esquemas. Cada aluno/a, depois de conhecer que tipo de aluno/a é, conseguirá escolher mais facilmente quais os métodos e as técnicas que melhor resultam para si.
Ao sabermos qual a melhor maneira de estudarmos, tendo em conta a nossa personalidade, poupamos tempo, poupamos esforço e conseguimos alcançar mais facilmente o sucesso escolar.
Não podemos esquecer também a importância das nossas emoções em todo o processo de aprendizagem.
Com efeito, quanto maior for o interesse e a motivação por determinado assunto ou tema, melhor será a aquisição do conhecimento do mesmo.
Se conhecermos e colocarmos em prática algumas ferramentas/estratégias, estudar tornar-se-á algo agradável e motivante.
Algumas dessas ferramentas/estratégias “mágicas” são:
- Várias técnicas e métodos de estudo!
- O meu super caderno diário!
- Que tipo de aluno/a sou?!
- O meu local de estudo!
- A aprendizagem e as emoções!
Tendo consciência da importância deste tema, a Biblioteca de Alcântara, juntamente comigo, implementou de 15 em 15 dias, aos sábados, uma oficina que se chama “STOP Dificuldades de Aprendizagem”, onde, para além das crianças e jovens passarem uma tarde divertida, vão aprender de uma forma lúdica, ferramentas práticas de estudo, rumo ao sucesso escolar!