O envelhecimento é um processo natural e gradual pelo qual ninguém desejaria passar, mas do qual ninguém se livra. É um processo autónomo e irreversível que tem fortes determinantes comportamentais e, por isso, depende de cada um a escolha de como envelhecer.
Não está nas nossas mãos parar o envelhecimento, mas está, sim, ao nosso alcance retardá-lo, envelhecendo de forma ativa, enérgica, entusiástica e fundamentalmente com saúde e qualidade de vida.
Como envelhecer com saúde e qualidade de vida?
Em primeiro lugar, para parecermos jovens, temos que nos sentir jovens. Uma mente aberta, ativa e positiva é fundamental neste processo. Sem ela, envelheceremos mais rapidamente, mesmo tendo outro tipo de cuidados. Mas não chega. Outros fatores têm que ser levados em conta. De que adianta sentirmo-nos jovens se temos de carregar mais quilos do que o nosso esqueleto suporta? Ou se toda a nossa vida é um stress e lhe falte harmonia e saúde, tanto mental como física, nunca nos sentindo com energia e em boa forma?
Embora seja raro nos sentirmos a 100%, para si que deseja moldar o seu futuro, saiba que é possível decidir de que modo e de que forma quer viver, estabelecendo o ritmo a que quer envelhecer, regulando, controlando ou mesmo atrasando o seu relógio biológico.
Se pretender que o seu corpo acompanhe a mente, é fundamental que tenha comportamentos que o protejam, que o mantenham o mais distante possível de algumas patologias e que o danifiquem o menos possível. Vejamos, de seguida, alguns exemplos bem ilustrativos.
5 comportamentos que estão a comprometer a saúde do seu corpo:
- Se ingerir carne vermelha ou outro alimento com gordura saturada em demasia, terá mais riscos de adquirir problemas cardíacos;
- Se tiver peso e, principalmente, gordura em excesso, terá mais risco de vir a ter diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e problemas osteoarticulares (anca, joelhos e coluna);
- Se comer pouca fruta e legumes, terá mais risco de desenvolver certos tipos de cancro, nomeadamente cólon, intestino, boca, esófago e estômago;
- Se for uma pessoa sedentária e não exercitar o seu corpo alguns minutos todos os dias, poderá vir a sofrer, mais cedo ou mais tarde, de problemas de osteoporose, artrites, artroses, má circulação linfática, etc.;
- Se ingerir muita gordura hidrogenada ou trans, tradicionalmente adicionada aos alimentos industrialmente processados, aumentará o “mau” colesterol (LDL) e pela deposição de gordura nas paredes das artérias, poderá vir a ter um enfarte ou AVC. Por essa razão as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal (o cancro, que normalmente as pessoas têm mais receio, vem em segundo lugar).
Todos estes comportamentos relacionam-se com a sua alimentação e são um conjunto de fatores individuais ou coletivos a ter em conta se quiser viver mais anos sem recorrer a medicação crónica, nem ter constrangimentos físicos que diminuirão a sua qualidade de vida.
Como viver uma vida saudável para aumentar a longevidade?
Há ainda outros comportamentos a ter em conta, como, por exemplo, um estilo de vida stressante e a frequência de ambientes poluídos que promovem uma degradação celular mais rápida. Provocam uma maior oxidação celular e conduzem a uma danificação e a um envelhecimento precoce das células.
Para contrariar esta oxidação, minimizando-a ou mesmo neutralizando-a, basta ter cuidados compensatórios como a ingestão de frutos vermelhos ou outros alimentos antioxidantes, ou ainda usar os suplementos antioxidantes.
Fórmula simplificada para atingir a longevidade num corpo belo e saudável
Muito se tem falado e escrito sobre a longevidade, sobre como seria bom se, cada dia que nasce, nos sentíssemos cheios de energia e em perfeita forma, jovens, bonitos e saudáveis. Por isso, reunimos várias dicas no livro “Fórmula simplificada para atingir a longevidade num corpo belo e saudável”.
Esta é uma fórmula simplificada, de fácil acesso a qualquer pessoa, para atrasar o seu relógio biológico e viver mais anos com mais saúde num corpo esbelto e saudável. Conta com um conjunto de receitas inéditas de batidos e pratos deliciosos que certamente serão do seu agrado, e muitas outras opções saudáveis para o seu dia a dia.
Nota: Humberto Barbosa e Tomás Barbosa decidiram oferecer os direitos de autor do livro, na totalidade, à Fundação Champagnat – Casa da Criança de Tires, que acolhe crianças filhas de reclusas no Estabelecimento Prisional de Tires e outras desprotegidas.