Easy Kids, Easy People

Eco Life Experience // Outubro 31, 2020
Partilhar
Easy Kids Easy People
Easy Kids Easy People

A infância é a fase mais vulnerável no desenvolvimento de qualquer criança. É nos primeiros anos de vida que se estabelecem as bases para o desenvolvimento intelectual, moral e emocional da criança. É também nesta fase que se podem enraizar crenças que podem condicionar toda a nossa vida.

Quantos adultos, no decorrer da sua vida, não se apercebem que foi na infância que criaram crenças e padrões que os limitam? Quantos se apercebem que não conseguem identificar as suas próprias emoções, ou expressá-las de forma positiva? Onde fica a liberdade destes seres humanos, quando se apercebem que a vida que viveram não os satisfaz, e não sabem por onde começar, pois nada do que se lhes foi apresentado como vida faz sentido. Com a idade, a frustração, aumenta e aumenta esse sentimento de que perdemos tempo de vida precioso.

Passamos metade da nossa vida a ser formatados e a outra metade a nos desformatar.

Costumo dizer que “passamos metade da nossa vida a ser formatados e, com sorte, a outra metade a nos desformatar!”. Na verdade, não tinha consciência, como tenho hoje, do que esta desformatação queria dizer. Foi através da minha consciência crescente em relação à nossa prática de consumo e hábitos de vida que a minha desformatação começou. O facto de não tratarmos bem o planeta veio despoletar uma série de mudanças na minha percepção do mundo, novos conceitos, novas perspectivas e novas consciências.

Fomos educados para consumirmos, para termos quase tudo de uma forma desregrada, sôfrega, sem espaço e tempo para sermos o que já fomos em potência enquanto criança, numa uniformização, diria mesmo, forçada, sistemática, longe de ser aleatória, que não aceita as diferenças como parte integrante de todo um processo de vida, que não aceita as fragilidades e manifestações, como humanos que somos.

Cada um de nós olha para a vida pelo seu próprio prisma.

Fazemos parte da mesma árvore. Cada um de nós é uma espécie de folha que olha para a vida pelo prisma de onde está. Nenhuma é detentora da verdade. Existem diversas formas de receber, ver e interpretar o mundo. A verdade é o somatório de todas as perspectivas.

A verdade é o somatório de todas as perspectivas.

Foi neste pressuposto e com consciência de uma necessidade cada vez mais premente, e ainda mais reforçada pelo novo paradigma que nos trouxe o isolamento social, que resolvemos abrir os braços para um novo desafio. Um desafio que capacite as “nossas” crianças para o seu autoconhecimento emocional para que possam expressar as suas emoções como crianças que são, e de forma consciente e não violenta.

É importante semear a satisfação e liberdade de se ser criança.

Cada fase da vida deve ser vivida no momento certo, nas circunstâncias certas, e é importante semear a satisfação e liberdade de se ser criança, porque uma criança é uma criança, em nome da sua criatividade, da sua auto-estima, e, para isso, é necessário estimular processos mentais de forma positiva. Ou seja, capacitá-las de ferramentas para hoje e para amanhã, para que possam escolher o seu caminho em pleno, livres de condicionamentos, e da mesma forma, contagiarem, ainda que indirectamente, as suas famílias.

Easy Kids – Easy People

Para isso, criámos Easy Kids no contexto Eco Life Experience! Um projecto que contempla actividades diversas e complementares que estimulam tanto o processo criativo da criança, assim como o seu lado mais espiritual. Actividades que ajudam e potenciam o seu desenvolvimento natural e geral, com respeito por si mesmo, enquanto indivíduo singular, e na sua relação com os outros. Actividades que permeiam o contacto com a natureza, a observação, a concentração e o respeito pelos processos naturais. Actividades que trabalham a expressão através da arte, estimulando o seu sentido crítico. Acreditamos que este projecto vai apoiar famílias no seu equilíbrio emocional, numa fase tão complicada como a que vivemos actualmente.

Easy Kids no contexto Eco Life Experience

Sabemos que temos de implementar uma rotina para uma mudança estrutural, por isso o Easy Kids, no contexto Eco Life Experience, vai iniciar-se a partir de dia 13 de Dezembro (Férias de Natal) até Julho de 2021, incluindo as Férias da Páscoa e início das Férias de Verão. Com excepção do período de férias identificado, irá funcionar nos  (1.º, 2.º e 3.º Sábado de cada mês) para um grupo máximo de 10 crianças. 

Ao longo destes meses, para além de dinâmicas como meditação, Yoga, expressão artísticas, contacto com a terra e hábitos sustentáveis, as crianças vão construir o Livro das Emoções, que guardarão como memória-futura desta experiência. Todas as dinâmicas, jogos e processos criativos criados pela crianças, incluem materiais orgânicos.

NOTAS: 

  • As inscrições já estão abertas. Envie email para: sofia.fonseca@ecolife-experience.com
  • Local: Eco Retiro de Galamares, Sintra

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais