É de ti que a floresta precisa!

Plantar Uma Árvore // Julho 30, 2019
Partilhar

As nossas emissões de CO2 são responsáveis pelas alterações climáticas e, por isso, precisamos reduzir a sua emissão ao mesmo tempo que as compensamos cuidando da floresta. A manutenção e plantação da floresta autóctone contribui de forma inequívoca para a melhoria da qualidade do ar que respiramos, para potenciar a biodiversidade ao mesmo tempo que contribui para a prevenção dos incêndios, que tanto têm assolado o nosso país nos últimos anos.

Plantar Uma Árvore: do movimento à associação

O projecto iniciou a sua aventura na manhã de 23 de Novembro de 2009, Dia da Floresta Autóctone, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, onde juntou familiares, amigos, colegas, vizinhos e conhecidos, com o objectivo de plantar 1.000 árvores, sob o mote 1 Pessoa 1 Árvore.

A 25 de Abril de 2012 o movimento constitui-se como associação, mantendo como sonho a utopia que esteve na sua génese: proporcionar a oportunidade de cada pessoa plantar e cuidar de uma árvore por ano, para, quem sabe, depois servir de modelo ao mundo.

Nós somos o que fazemos!

Agimos sabendo que uma atitude ecológica individual positiva e interventiva é a essência de uma mudança global.

A associação promove um programa de voluntariado que se constitui numa agenda de eventos mensais, abertos ao público em geral, que inclui intervenções regulares e, pontualmente, saídas de campo de vários dias e oficinas, que são uma oportunidade para cada cidadão se juntar a nós a plantar e cuidar da floresta nativa.

As acções concretas de intervenção são enquadradas no contexto e nas necessidades das áreas de intervenção. A ideia é, ao longo dos anos, envolver o maior número de pessoas em projectos de valorização e recuperação de áreas ecologicamente degradadas restituindo a floresta nativa. Como? Participando nestas acções de plantação, controle de espécies exóticas infestantes, identificação de regeneração espontânea, manutenção das plantas plantadas e protecção contra incêndios.

Junte-se a nós a plantar esta ideia.

Estes encontros permitem valorizar o património natural, reduzir danos ambientais, gerar e recuperar espaços naturais, restabelecer funções ecológicas, promover a sustentabilidade da biodiversidade e valorizar recursos naturais associados às espécies vegetais autóctones.

Junte-se aos mais de 6.000 voluntários inscritos a plantar esta ideia. Inscreva-se no nosso banco de voluntariado e participe nas iniciativas.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais