Dress a Girl Portugal - O meu propósito solidário

Joana Nobre Garcia // Dezembro 5, 2023
Partilhar
propósito solidário
propósito solidário

Quando entrei no atelier THE Craft Company, em Cascais, no dia 10 de janeiro de 2017 estava longe de imaginar que a minha vida iria mudar nesse dia e que estava prestes a encontrar o meu propósito solidário. 

Como adoro costurar, depois de vários livros publicados, muitos workshops lecionados, rubricas em programas de televisão e as aulas de costura a crianças, uma amiga perguntou-me: “O que é que te falta fazer?”. Respondi que costurar roupa para crianças pobres e ela contou-me que perto da casa dela, em Cascais, havia um grupo de senhoras que costurava vestidos para enviar para crianças em África. Procurámos na Internet mais informação e acabei por me inscrever num desses workshops em Cascais. E nesse mesmo dia fiz o meu primeiro vestido e marquei o primeiro workshop solidário no meu atelier Rosapomposa! 

De voluntária a presidente da Dress a Girl Portugal

Em janeiro de 2017 tinham sido entregues 444 vestidos em 4 missões em 4 países. Passados 6 anos já foram entregues mais de 155 mil vestidos e calções em 495 missões em 35 países dos 5 continentes! Comecei como voluntária e atualmente sou a presidente da Dress a Girl Portugal, uma associação sem fins lucrativos, que conta com mais de 1500 voluntárias espalhadas por todo o país.

Um projeto cheio de cumplicidade

A coordenação do projeto sempre foi feita conjuntamente com a Vanessa Campos e a Ana Bragança, ambas co-fundadoras da associação. Este “casamento a três” tem sido a chave para o crescimento e sucesso do projeto, uma parceria cheia de cumplicidades e de partilha de um sonho comum: levar cor e alegria à vida de mulheres e crianças através da costura.

propósito solidário

Os dois pilares deste projeto estão muito bem definidos

O projeto tem dois pilares bem definidos, por um lado ser uma terapia ocupacional para homens e mulheres no combate à solidão e ao isolamento, com o objetivo de encontrar um propósito ao costurar para uma criança carenciada, e por outro vestir dignamente uma criança carenciada.

Dress a Girl Portugal

A Dress a Girl é uma associação 100% voluntária onde todas participam livre e gratuitamente. 

Os números alcançados são mérito dos milhares de voluntários e voluntárias que diariamente costuram vestidos e calções, doam tecidos e máquinas de costura e transportam e entregam os vestidos e calções a crianças carenciadas um pouco por todo o mundo. Contamos também com as parcerias com empresas que facilitam o nosso dia a dia – companhias aéreas, agências de viagens, representantes de máquinas de costura ou tecidos – assim como com a ajuda de câmaras municipais e juntas de freguesias. Também me deixa muito orgulhosa saber que a Dress a Girl conta com o apoio do Exército Português e das forças militares da ONU na República Centro Africana e em Moçambique. 

As parcerias com Associações e ONG´s portuguesas e estrangeiras têm sido fundamentais para fazer chegar as roupas a crianças dos mais diversos países, assim como as ordens religiosas com projetos de apoio humanitário.

propósito solidário

Uma missão alegre e colorida

A nossa missão é levar cor e alegria à vida de mulheres e crianças através da costura e motivar cada vez mais pessoas de todas as idades a encontrar um propósito solidário nos encontros onde costuram e/ou participam. Isso é o que queremos manter para o nosso futuro.

Ter um propósito solidário significa ter um objetivo maior do que apenas satisfazer as necessidades individuais, procurando contribuir para o bem-estar e a felicidade dos outros. 

Quando nos unimos em torno de um propósito solidário, criam-se mudanças positivas e ajudam-se a resolver problemas e a fortalecer as comunidades. Ter um propósito traz-nos muitos benefícios pessoais, como uma maior satisfação e propósito de vida, conexões mais profundas com os outros e uma satisfação por fazer a diferença na vida de outras pessoas.  Ter um propósito claro e significativo na vida dá sentido e direção às nossas ações, permitindo-nos superar desafios e perseverar diante das dificuldades.

O poder do propósito

O poder do propósito na terceira idade é uma força transformadora que pode trazer muitos benefícios tanto para os idosos como para a sua família e para comunidade em geral. As atividades solidárias levam a uma maior atividade física e mental favorecendo a saúde no geral.

O poder do propósito solidário é a capacidade de agir com empatia, generosidade e solidariedade em prol do bem comum, promovendo a transformação social, o apoio mútuo, a inclusão, a justiça social e a igualdade de oportunidade.

Venha conhecer-nos e encontrar o seu propósito solidário em www.dressagirl.pt.

Dress a Girla Portugal

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais