Drenagem linfática modeladora: uma questão estética ou de saúde?

Inês Moreira // Julho 11, 2019
Partilhar

O sistema linfático e circulatório geralmente andam de “braço dado” e é possível que quem tenha má circulação venha a ter uma ineficiência do sistema linfático. 

A má circulação resulta na dificuldade do sangue circular nas artérias e veias, levando ao sintoma de membros superiores ou inferiores pesados ou cansados.

O inchaço dos membros superiores ou inferiores resulta da ineficácia do sistema linfático em fluir o líquido dos canais linfáticos para o sistema circulatório.

E, é por isso mesmo que pode assumir-se que os dois sistemas estão interligados.

O que é o sistema circulatório?

O sistema circulatório engloba vários órgãos, sendo o principal impulsionador o coração. Existem dois tipos de fluídos a circular no sistema circulatório: o sangue que circula nos vasos sanguíneos e a linfa que circula nos vasos linfáticos.

O sistema circulatório tem como objetivo levar o oxigénio para as células e recolher as toxinas, resultantes do metabolismo do organismo.

O sistema circulatório e linfático atuam na recolha de toxinas, levando-as no sangue para poderem ser expelidas grande maioria na urina.

Pode assim concluir-se que o sistema cardiovascular e o sistema linfático em conjunto formam o sistema circulatório, daí a forte ligação destes dois sistemas.

O que é o sistema linfático?

O sistema linfático é responsável pela absorção de toxinas resultantes do metabolismo. A linfa que circula nos canais linfáticos dá-se através de contrações musculares ténues e quando existe um ou mais canais obstruídos, a linfa acumula-se na zona afetada, resultando um edema, o tal dito “inchaço”.

O sistema linfático é um sistema aberto, ou seja, a circulação da linfa depende de fatores externos e não através de um órgão central. Esta circulação é feita sob baixa pressão, devido às compressões exercidas pelo próprio músculo nos vasos e canais linfáticos.

Quais são os benefícios da drenagem linfática modeladora?

A drenagem linfática traduz-se por técnicas específicas da Fisioterapia para desobstruir os canais linfáticos, devolvendo a funcionalidade ao sistema linfático, diminuindo e/ou eliminando o edema existente. Assim, a drenagem linfática modeladora tem como benefícios:

  • Desbloquear o sistema linfático;
  • Reorganizar a funcionalidade do sistema linfático;
  • Diminuir/eliminar o edema nos membros superiores ou inferiores;
  • Aumentar a eficácia do sistema;
  • Eliminar as toxinas do organismo;
  • Ativar o sistema circulatório e circulação sanguínea;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Reduzir o volume corporal;
  • Estabelecer o bem-estar físico;
  • Entre outros…

Apesar do efeito imediato ser estético no que respeita à diminuição do volume corporal, os principais benefícios da drenagem linfática são essencialmente de saúde. 

Já pensou que algum do seu excesso de peso pode ser toxinas ou fluídos acumulados? 

Ter um sistema circulatório e linfático sãos é fundamental para manter um organismo saudável e livre de toxinas.

Faça uma avaliação com um profissional e saiba como tratar as pernas inchadas, cansadas ou pesadas.

Lembre-se, a sua saúde em primeiro lugar!

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais