O ano passado, infelizmente foi um ano crítico para as florestas do nosso País. Cansada de simplesmente assistir impotente à calamidade dos incêndios, decidi pôr mãos à obra e fazer alguma coisa para mudar mentalidades e apostar na prevenção.
Em conjunto com a TVI criámos o movimento “Juntos Ajudamos”, que terá continuidade este ano e é por isso que dou destaque aqui a iniciativas que ajudem o propósito de proteger as nossas florestas.
Este fim-de-semana, a The Navigator Company, vai realizar, pelo 7º ano consecutivo, nos dias 17 e 18 de Março junto ao Pavilhão de Portugal, a iniciativa “Dá a Mão à Floresta” – um projeto de intervenção pedagógica especialmente dirigido às crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, mas que pretende sensibilizar também toda a comunidade urbana para a importância e necessidade de proteger a floresta, valorizar os produtos de base florestal, bem como preservar o ambiente.
Lançada pela primeira vez no Ano Internacional da Floresta, que se celebrou em 2011, esta iniciativa aposta este ano no reforço da componente de educação para a sustentabilidade, nomeadamente através de várias atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma peça de teatro exclusiva e quatro workshops sobre temáticas florestais, a realizar no espaço “Dá a Mão à Floresta”, especialmente criado para o efeito. Pretende-se uma iniciativa dinâmica, com o dia 17 a ser reservado para os mais de 500 alunos e professores de escolas do 1º ciclo do Ensino Básico de Lisboa. No Sábado, dia 18, o espaço estará aberto ao público em geral, proporcionando um aliciante programa didático para todas as famílias presentes.
Outra inovação será o convite feito a todas as crianças para que se inscrevam no “Clube Dá à Mão à Floresta”, um clube em que os mais pequenos recebem um cartão de associado e se tornam defensores das florestas. Esta ideia materializa-se através de uma revista lúdico-educativa com ensinamentos, máscaras de papel de animais da floresta, jogos e outras atividades.
A iniciativa “Dá a Mão à Floresta” foi já reconhecida pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE), que a distinguiu como a Melhor Campanha de Comunicação de Responsabilidade Social em edições anteriores.