Com a chegada do Verão vem o calor… e os nossos pequeninos vão precisar de mais alguns cuidados.
Como sabem o calor tem um impacto no comportamento e padrão de alimentação dos bebés, especialmente dos mais pequeninos.
O que devemos esperar nos próximos dias de calor?
- Os bebés, em especial os recém-nascidos, ficam mais adormecidos com o calor.
Dica: Podemos despir o bebé e fazer contacto pele a pele com a mãe, ou aproveitar o momento da muda da fralda para ajudar a despertar.
- O bebé pode ficar mais irritado e com dificuldade em estar tranquilo nos espaços muito aquecidos.
Dica: Arrefecer a casa, sem o bebé estar presente na divisão. Atenção aos ares condicionados pois secam muito as mucosas do bebé e podem desenvolver problemas respiratórios. O ideal é uma ventoinha a refrigerar o espaço quando o bebé não está lá e diminuir a entrada directa do sol. Podem também usar roupas mais frescas e de cor clara e menos quantidade de roupa… por vezes, ir à mama só de fralda é suficiente.
- Pedem mais mama, para hidratação.
Dica: Oferecer mama à vontade, em horário livre, que, nesta fase, se traduz por mamadas mais curtas. Os pequeninos que já comem devem reforçar a hidratação com água e alimentos refrescantes.
- Adormecem mais na mama, devido ao calor e também, se estão mais irritados, gastam as suas forças no choro e menos na mama.
Dica: Não agasalhar demasiado o bebé no momento da mamada. Pode ir estimulando o bebé a retomar a sucção com toques suaves nos pés ou até mesmo uma compressa embebida em água e passar pelas pernas para se manter a mamar.
Mais dicas para os dias de Verão:
- O banho pode ser mais regular nestes dias, com água tépida.
- Brincadeiras com água, desde que com supervisão, ajudam a arrefecer a temperatura corporal e… eles adoram!
- Gelados de leite materno ou de frutas para quem já come.
- Protejam o bebé do sol e evitem sair nas horas de maior calor.
Férias com os mais pequenos
Para quem vai passar alguns dias fora com os pequeninos, deixo algumas recomendações:
- Nas viagens de carro, o bebé não deve ficar mais do que 2 horas seguidas no ovinho, por isso façam algumas paragens;
- Quem for viajar de avião, deve amamentar na descolagem e aterragem;
- Atenção às idas à praia em bebés muito pequenos, dado que a sua imunidade ainda está a ser construída. Nestes casos, optem por passeios nas horas mais seguras (até às 12h e após as 16h) e vejam sempre se não está demasiado vento para ninguém se constipar.
- Nas piscinas, devemos ter atenção aos níveis de cloro mais elevados nas piscinas públicas (valores deverão estar identificados), para peles mais sensíveis.
- Escolham um protector solar com factor máximo, de acordo com indicações do vosso profissional de saúde, para colocar antes dos passeios e reforcem a aplicação do mesmo ao longo do dia.
- Levar sempre chapéu, fraldas e t-shirt extra.
Divirtam-se, sempre com proteção!