Compreender a Síndrome de Asperger

Berta Pinto Ferreira // Fevereiro 18, 2021
Partilhar
síndrome de Asperger
síndrome de Asperger

A Síndrome de Asperger pode ser definida como uma Perturbação do Neurodesenvolvimento, incluído nas Perturbações do Espectro do Autismo.

Quais são as características da Síndrome de Asperger?

As características essenciais desta perturbação são o défice grave e persistente na interacção social e o desenvolvimento de padrões de comportamento, interesses e actividades restritivas e repetidas. Não existe um atraso clinicamente significativo na aquisição de linguagem, no desenvolvimento cognitivo ou nas questões relacionadas com a autonomia própria da idade.

Quais são os sinais de alerta?

Algumas crianças começam a mostrar alguns sinais mesmo antes de completarem um ano. Apesar de nem todas estas crianças desenvolverem doenças do Espectro do Autismo, a detecção precoce destes sinais poderá ser essencial para um rápido diagnóstico e intervenção.

Os sinais precoces incluem:

  • Evitamento do olhar;
  • Atraso da linguagem;
  • Ausência de imitação;
  • Não responder ao nome;
  • Não apontar;
  • Não procurar a atenção dos pais;
  • Não revelar intenção de comunicar;
  • Movimentos corporais anormais e posturas pouco comuns.

São bebés mais silenciosos, que têm preferência por ficarem sós.

Como é feito o diagnóstico em casos de Síndrome de Asperger? 

O diagnóstico assenta na observação da criança, das suas competências sociais, verbais e comportamentais, e no modo como elas evoluem ao longo do tempo.

Quais são os tratamentos para a Síndrome de Asperger? 

Embora não exista cura, existem tratamentos e medidas educativas que permitem lidar melhor com esta situação, reduzindo os comportamentos mais perturbadores e oferecendo uma maior autonomia.

A utilização de medicação tem um efeito benéfico nos sintomas secundários que podem acompanhar esta doença, tais como: a irritabilidade, a rigidez, a ansiedade, os problemas de comportamento e de sono.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais