Como Viver um Dia dos Namorados Mais Sustentável

Equipa Planetiers // Fevereiro 12, 2019
Partilhar

Mais um ano e mais uma vez o teu entusiasmo aumenta quando ouves falar no dia 14. É Fevereiro, a temperatura ainda não está ótima, contudo, durante este dia, não há frio que nos baixe a moral.

O certo é que, para muitos, o dia dos namorados deveria ser feriado nacional – tal como o Natal, sentimos a magia ao acordar e a expectativa à volta das possíveis surpresas que a nossa cara metade nos preparou torna o dia ainda mais especial.

Contudo, numa época em que também o amor se quer sustentável, é importante que esta “magia” seja responsável e consciente, e que os teus planos, por mais originais e diferentes que sejam, passem esta mensagem ecológica ao teu par e a todos os que vos rodeiam.

Para que a sustentabilidade esteja lá e não comprometa o romance, deixamos-te de seguida algumas ideias originais para tornar o teu dia dos namorados ainda mais ecológico: locais, prendas, atividades e muito mais!

Prendas

Se sentes que a tua cara metade ainda não está preparada para receber “apenas” a tua companhia, podes sempre pensar numa lembrança ecológica, original e diferente, ao mesmo tempo que mantém a tua carteira “sustentável”.

Para tornar o dia ainda mais ecológico, em vez de o “encheres” de bens materiais que ele poderá nem chegar a usar de todo, pensa em oferecer uma experiência diferente para os dois – ele não só dará mais valor ao presente, como também será um momento a dois que não irão esquecer tão cedo.

Se a tradição é difícil de desligar e, oferecer prendas mais “valiosas” ainda é uma forma de mostrar o valor que dás à relação, opta por um relógio ecológico, uns óculos de sol responsáveis ou, no caso da indecisão, um cartão-presente em lojas o mais certas possível.

Locais

Igualmente importantes são os locais que vais escolher para celebrar este dia dos namorados sustentável. Se sentes que optar por um jantar num restaurante é mais cómodo, opta por surpreender com uma refeição diferente num dos vários restaurantes vegetarianos da tua cidade ou local de residência.

Contudo, a nossa recomendação, é fazeres o teu próprio restaurante em casa – afinal de contas, jantar num restaurante rodeado de outros tantos casais, diminui em muito a intimidade que o dia dos namorados pede.

Vira-te para a cozinha, mostra o valor que dás à tua cara metade com pratos originais, aos quais irás dedicar toda a tua energia. Vais ver que, num dia como este, não há forma dos teus cozinhados “saírem mal”.

Contudo, não só da noite vive o dia dos namorados – durante o dia também devem existir surpresas e, para os horários mais flexíveis, há muitos sítios onde podem ir. Um deles, se a tua cara metade é fã de arte e cultura, é levá-la a um novo museu, galeria de arte ou, simplesmente, um local onde ambos gostariam de ir, mas que, por pouca disponibilidade e distrações, acabaram por não ter tempo para concretizar (nota: este é o dia ideal para fazer acontecer!).

Se o Fevereiro permitir, mesmo durante o almoço, uma das sugestões que te damos é preparares um piquenique surpresa num jardim público e aproveitares com o teu parceiro o que de melhor existe na tua cidade: os espaços verdes, as paisagens e a companhia.

Ambiente

Mais importante do que os locais ou atividades, é conseguires criar o ambiente certo para as comemorações do dia dos namorados. Todos os pormenores contam, e é importante que estes não contem para a pegada ecológica deste vosso dia especial.

Opta por decoração amiga do ambiente (que pode mesmo ser feita por ti) ou dá um toque diferente ao teu jantar romântico, seja com uma vela aromatizada e ecológica, seja através de uma solução sem combustão que utiliza energia proveniente do sol para criar uma energia ainda mais positiva na tua sala de estar ou jardim.

Todas estas soluções conseguem garantir um ambiente romântico, íntimo e mais saudável, tanto para o planeta como para a vossa relação.

Atividade

Como sabes bem, o que realmente fica deste dia são as experiências. É a pequena surpresa ao acordar, o pequeno almoço diferente ou a mensagem romântica no espelho da casa de banho. São esses pequenos pormenores que tornam o dia especial, contudo, torná-lo diferente pode passar por atividades bem mais planeadas e originais.

Algumas ideias: porque não surpreender a tua cara metade com uma massagem personalizada, em que podes usar óleos essenciais biológicos que intensificam a experiência enquanto vos dão mais saúde?

Ou tornar o vosso dia num menu de degustação, com pequenos estimuladores de sabor ao longo do dia, como um mel natural e afrodisíaco ou um chocolate biológico e vegan, produzido em condições de comércio justo, que para além de justiça e sabor, consegue dar-vos muita energia positiva.

Outras Preparações

Estas preparações são várias e quase inconscientes, contudo, neste dia dos namorados, fazer diferente envolve mudar partes destas rotinas “um tanto ou quanto” prejudiciais.

Opta por cosmética natural e saudável, por maquilhagem sem químicos e, no caso de não poder faltar aquele acessório que faz a diferença, decide por suportar marcas conscientes com acessórios com o máximo de sustentabilidade possível.

E nunca te esqueças, todos os resíduos criados na preparação devem ser colocados nos locais corretos, nada de lixo no chão ou não separação por comodidade – todos estes pequenos gestos contam e podem fazer a diferença!

Mais alguma coisa?

Apenas uma ideia que se aplica a todas as outras: para tornar o dia dos namorados mais sustentável não é preciso muito, apenas um mindset diferente e mais atenção às pequenas coisas do dia-a-dia. Aquando dos teus planos para este dia, pensa: “Há alguma forma de tornar esta ideia mais ecológica e com menos impacto?”.

Ao teres esta atenção extra vais conseguir pensar em alternativas, encontrar soluções, promover a criatividade e conseguir programar um dia ainda mais sustentável, sem grande esforço mental, temporal ou económico.

No fim de contas, ser mais ecológico no dia dos namorados é uma forma de garantir um futuro mais saudável para a vossa relação, tornar esta casa mais digna para a vossa família e preservar o que de melhor temos: um planeta fantástico e alguém com quem partilhá-lo.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais