Existem diversas estratégias de promoção da saúde e bem-estar. Certamente já ouviu falar no journaling, mas será que alguma vez considerou o mesmo relativamente à leitura?
As vantagens da leitura
Uma prática regular de leitura potencia:
- o desenvolvimento do conhecimento, pela variedade de temáticas abordadas;
- a capacidade de concentração durante períodos mais longos, o que promove o mindfulness, a atenção plena;
- a confrontação entre o «eu» e o «outro» e o diálogo entre culturas;
- a estimulação da imaginação e da criatividade;
- o aperfeiçoamento da compreensão, da ortografia e da escrita, o que, por sua vez, estimula o journaling.
O poder das histórias
As histórias entretêm enquanto ensinam, pelo que facilitam a transmissão e compreensão de uma mensagem. Uma vez que é mais fácil aprender quando se está descontraído, faz todo o sentido recorrer às histórias para se transmitir e compreender melhor uma mensagem.
Além disso, durante a leitura de uma história, os leitores envolvem-se no enredo e relacionam-se com as personagens, pelo que não é de estranhar que ao assistirem à sua evolução queiram vivenciar essa mesma evolução.
E é esta simples abertura à experimentação que despoleta as transformações mais intensas.
Coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens
Foi com tudo isso em mente que desenvolvi uma coleção de livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens, a qual alia a leitura à inteligência emocional e tem como principal objetivo apresentar estratégias de desenvolvimento pessoal mediante histórias simples e personagens autênticas.
Conta com 15 volumes em formato físico, digital e áudio e com atividades de leitura e de escrita para os mais novos e conselhos para os cuidadores e educadores.
Ao mesmo tempo que promove a curiosidade, a imaginação, a criatividade, o conhecimento, o questionamento e a autonomia de crianças e jovens, fomenta, simultaneamente, a sua saúde mental, em particular a sua inteligência emocional.
O intuito é respeitar e incentivar o natural desenvolvimento de crianças e jovens, para que cresçam profundamente conhecedores de si próprios, com uma autoestima e autoconfiança inabaláveis (e não tenham de aprender a fazê-lo apenas em adultos).
A leitura e a saúde mental
Como as histórias têm o poder de ensinar enquanto entretêm, torna-se mais fácil transmitir e assimilar estratégias de desenvolvimento pessoal através delas.
Como os leitores vão querer sentir na pele a mesma transformação vivida pelas personagens, vão ter menos resistência a experimentar as estratégias de desenvolvimento pessoal apresentadas nas histórias. Por consequência, vão sentir na pele os benefícios da implementação dessas estratégias, pelo que é natural que queiram dar continuidade a esses cuidados com a sua saúde mental.
Com o tempo, cuidar da nossa saúde mental torna-se num hábito.
Campanha de crowdfunding
A coleção de livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens esteve em campanha de crowdfunding para financiar a impressão de 1500 exemplares, tendo sido extremamente bem-sucedida ao angariar 130% do objetivo proposto graças ao contributo de 115 apoiantes.
Uma vez que a campanha já terminou, pode adquirir a coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens através do website calonodedo.pt ou do e-mail ola@calonodedo.pt.
A leitura e a evolução da sociedade
Investir na leitura, e aqui também na saúde mental, é investir na constante evolução da sociedade, já que «os livros mudam as pessoas e as pessoas mudam o mundo».