Finalmente chegou a hora de conhecer aquele imóvel que parece ser um dos mais indicados para si e para a sua família. Na chegada à visita, verifica que a área envolvente é acolhedora, o imóvel tem uma vista fantástica e todas as comodidades que sempre desejou ter. Entre elas, a ilha na cozinha, as janelas amplas ou simplesmente aquele duche com efeito em cascata. Tudo parece ser feito de acordo com o seu gosto, mas quando se fala em valores a pagar, normalmente, o cenário encantador desaparece, e começa a verdadeira negociação. É quando começa a dar uso à matemática nas suas finanças pessoais. É quando começa a fazer as contas.
Sem dúvida, a compra da sua casa é importante e significa, em muitos casos, a decisão de se endividar durante 30 ou mais anos. Por isso, prepare-se bem antes de fazer o negócio.
Não deixa de ser curioso que a maior parte das pessoas visitam os imóveis que estão no mercado sem saber qual é o valor máximo que podem solicitar para financiamento. Inclusivamente, só questionam as entidades bancárias quando já estão a tentar negociar a aquisição do imóvel escolhido, mesmo sabendo que o podem perder se não houver financiamento.
Não se arrisque e não perca mais o seu tempo (e as suas expectativas!). Basta fazer algumas diligências antes, pois comprar uma casa começa antes de ter o imóvel escolhido.
E como fazer? Antigamente, caso fosse alguém muito cuidadoso com as suas finanças pessoais, poderia ter de gastar tempo, de banco em banco, para ver quem lhe daria as melhores condições. Afinal, um financiamento com spread de 1% é muito diferente de outro com uma taxa de 1,5%. Só aí, pode ter uma diferença de milhares de euros em juros a mais, simplesmente porque não escolheu o melhor banco ou porque ficou com o seu banco de sempre (Sim, a mudança pode representar uma grande poupança!).
Se quiser evitar andar a «correr as capelinhas», pode simplesmente contactar um intermediário de crédito que seja autorizado e registado (verifique o número desse registo no site do Banco de Portugal), e pedir o acompanhamento para ter pré-aprovações bancárias.
O serviço facultado pelos consultores de crédito é gratuito e, além de lhe apresentarem várias propostas para baixar o spread, ainda terá a possibilidade de encontrar as melhores opções de seguros para o seu caso. Em regra, se fizer os seguros fora do banco, conseguirá uma poupança adicional de milhares de euros ao longo do seu empréstimo.
Não se arrisque a perder um bom negócio imobiliário!
Assim, planeie bem a compra do seu imóvel, sabendo que, tendo uma pré-aprovação do crédito, é possível diminuir o tempo de espera pela escritura e, assim, fechar o negócio o mais rápido possível.