Os avanços tecnológicos e a nossa vida agitada roubam-nos o que de mais precioso podemos guardar: os momentos vividos para memória futura, ou seja, os nossos velhinhos e saudosos álbuns de fotografias. Mas, os bons momentos passados em família ou com os amigos devem ser eternizados. Por isso, hoje vamos aprender como fazer um bonito e original álbum de fotografias.
Não há casa onde não haja pelo menos um álbum de fotografias, e quanto maior a faixa etária dos inquilinos, maior a probabilidade de existirem as dezenas! Em casa dos meus pais são várias as gavetas de diversas cómodas que guardam caixas de cartão com fotografias, álbuns com capa de couro com lindas letras douradas, pequenos álbuns de papel da Kodak e da Fuji film, envelopes, cartas endereçadas e até umas caixas de plástico azul ainda com os respectivos negativos. Estas gavetas guardam um dos maiores tesouros da nossa família: os nossos melhores momentos como família eternizados em fotografias.
Os bons momentos passados em família ou com os amigos merecem ser eternizados.
Por isso, a minha sugestão é que perca dez minutos a escolher 24 fotografias das suas férias. Depois imprima-as com o tamanho desejado.
Como fazer um álbum personalizado?
Eu coloquei as fotografias no Word, ajustei, mais ou menos, para 10 cm x 8 cm e imprimi em casa, em papel fotográfico mate. Cortei-as e estavam prontas para o novo desafio – fazer um álbum personalizado.
Comprei uma folha de cartolina, procurei nas gavetas uma fita de cetim, uma cola baton, um x-ato e uma dobradeira e, por fim, uma caneta para fazer as minhas anotações. E, claro, uma régua para não errar as medidas!
Passo a passo:
Aqui deixo o passo a passo como fiz um álbum muito giro para eternizar momentos passados em família. Vai ver que é muito fácil de fazer e o resultado é espetacular. Bom trabalho!
Vai precisar de:
- Cartolina escolar de 180gr, com 50 cm x 65 cm, cortada três tiras de 14 cm x 65 cm;
- 24 fotografias com 10 cm x 8 cm impressas em papel fotográfico;
- 60 cm de fita de cetim com no máximo 1 cm de largura;
- Cola baton;
- X-ato, dobradeira ou pauzinho chinês e caneta.
Como fazer:
1- Comece por fazer dobras de 13 em 13 cm ao longo das três tiras de cartolina. Use a dobradeira ou um pauzinho chinês que serve na perfeição. Dobre as tiras em concertina pelas dobras que fez;
2- Na última “página” de uma das “concertinas” marque o centro na altura a 2,5 cm das laterais. Primeiro de um lado e depois do outro. Faça um pequeno corte com o X-ato com 1 cm de comprimento;
3- Passe a fita pelas aberturas que fez, deixando as pontas para a parte de trás da “concertina”;
4- Coloque cola na última página de outra das concertinas e sobreponha a primeira página da concertina com a fita. Faça o mesmo com a terceira concertina;
5- Espere que as concertinas estejam bem coladas e verifique se abre e fecha bem;
6- Cole as fotografias nas páginas abrindo a concertina da direita para a esquerda e quando chegar à última página abra a concertina pela parte de trás da direita para a esquerda;
7- Legende cada fotografia e dê um título ao seu álbum;
8- Termine dando um belo laço, fechando o seu novo álbum personalizado.