Todos sabemos dos efeitos que o plástico tem nos oceanos e nos ecossistemas do nosso amado planeta. Os chamados “sacos de plástico de utilização única”, como aqueles que se usam nas frutas e legumes, são aqueles que devemos evitar ao máximo e que facilmente se podem substituir por sacos de tecidos reutilizáveis. Por isso, aqui ficam todas as dicas para aprender a fazer os seus próprios sacos de tecido.
Nos últimos 50 anos o consumo de plástico tem aumentado muito e em todo o mundo produz-se, anualmente, 400 milhões de toneladas de plástico. Os supermercados são os grandes responsáveis pelo seu consumo de plásticos. No entanto, todos contribuímos para o agravamento desta situação ao recorrer diariamente ao plástico, seja nos produtos embalados que compramos ou nos objetos e utensílios que usamos.
Saco de tecido, por favor!
O uso de sacos de tecido reutilizáveis na hora de ir às compras é uma opção ecológica, lavável e fácil de transportar. Não só para transportar o grosso das compras, como para trazer as frutas e os legumes separados.
Como fazer sacos de tecido reutilizáveis?
Fazer os seus sacos de tecido é muito fácil. Basta ter um tecido leve, para frutas e legumes, ou um tecido grosso, caso queira transportar algo mais pesado. Precisa também de um cordão para atar e de uma máquina de costura para fazer umas costuras bem reforçadas.
Deixo aqui um pequeno vídeo que a/o vai guiar na aventura de fazer um saco de tecido:
Divirta-se e ajude o nosso amado planeta!