Porque motivo começaram as pessoas a despertar para o interesse de fazer cosméticos a partir da despensa? Por causa do impacto dos ingredientes sintéticos na saúde e no ambiente, para poderem fazer à medida na quantidade e adequarem ao seu tipo e estado de pele, por acharem divertido, entre muitas outras possíveis razões. Mas, como tudo, é preciso perceber que mesmo sendo natural pode causar reações e alergias na pele e que temos sempre de ter precauções.
Dito isto, quais as primeiras receitas que pode começar por fazer? Eu optaria por começar pelas mais simples e por fazer pequenas experiências para ver como a pele se sente. Começar, por exemplo, por fazer banhos de vapor, máscaras, esfoliantes de corpo e rosto, séruns à base de óleo, com ingredientes que comemos, que temos em casa e que sabemos que não temos alergias.
O que é preciso para começar a fazer cosméticos a partir da despensa?
Para começar só precisa de colheres e taças, reaproveitar alguns frascos e atacar a nossa despensa! Prontos?
Como fazer cosméticos a partir da despensa?
. Banhos de vapor
Numa taça colocar água bem quente com ervas e óleos essenciais e tapar com uma toalha grande. Ao fim de 5 minutos, destapar a toalha e colocar o rosto por cima da taça mantendo a cabeça e a taça cobertas com a toalha. O objetivo é que o vapor suba da taça em direção ao rosto promovendo a abertura dos poros, a sua desobstrução e a purificação da pele com as propriedades das plantas utilizadas.
Que plantas utilizar?
Calêndula para ajudar a dessensibilizar a pele sensível e camomila para a pele oleosa e para ajudar a desintoxicar a pele. No fim adicionar óleo essencial de alfazema para acalmar e ajudar a regenerar pele.
Como preparar um banho de vapor?
- Fazer 1L de infusão ou decocção (2 colheres de sopa de planta para 1L de água);
- Colocar numa taça o líquido e 10 a 20 gotas de óleo essencial.
. Esfoliante facial
Uma a duas vezes por semana devemos fazer um esfoliante de corpo ou rosto para libertar as impurezas acumuladas e ativar a nossa regeneração celular.
Como preparar um esfoliante facial?
- Escolher sal fino ou açúcar como base;
- Colocar numa tacinha 2 colheres de sopa de sal ou açúcar;
- Adicionar 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de sopa de óleo de coco;
- Adicionar 4 gotas de óleo essencial de gengibre;
- Mexer bem.
Se quisermos fazer um esfoliante de corpo fazemos tudo igual, mas utilizamos sal grosso em vez de fino. E podemos adicionar flocos de aveia ou borras de café para ajudar a esfoliar e proteger a pele ao mesmo tempo.
. Máscaras de hidratação e purificação
As máscaras de hidratação e purificação funcionam como um shot de vitaminas e ajudam a dar à pele o que ela não consegue absorver no seu dia-a-dia.
Como preparar uma máscara de hidratação e purificação?
- Colocar numa taça de 2 colheres de sopa de mel;
- Adicionar 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas doces;
- Adicionar 2 colheres de sopa de argila;
- 4 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta;
- No fim adicionar meia colher de sopa de cacau e outra meia de clorela em pó;
- Misturar tudo muito bem.
. Séruns à base de óleo
A prática que mais mudou a minha pele, trouxe-me elasticidade, equilíbrio de oleosidade e luminosidade foi fazer séruns à base de óleo. Mas, atenção, têm de ser feitos à base de óleo argão, um óleo seco, com propriedades anti inflamatórias e que é logo absorvido pela pele. Fazer um sérum de rosto:
Como preparar um sérum à base de óleo?
- Colocar num frasco 10 colheres de sopa de óleo argão com 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas doces e misturar com 8 gotas de óleo essencial de gerânio, que ajudam na promoção da regeneração celular, e 6 gotas de óleo essencial de laranja doce, que ajuda a evitar manchas.