Como evitar um desastre climático

Fátima Lopes // Abril 5, 2021
Partilhar
desastre climático
desastre climático

“Como evitar um desastre climático – As soluções que temos e as inovações necessárias” é o novo livro de Bill Gates que está a dar que falar. O fundador da Microsoft e da Breaktrough Energy tornou-se uma voz ativa no combate às alterações climáticas e neste livro explica o que está ao alcance de cada um de nós para evitar um desastre climático. 

Nunca se falou tanto de aquecimento global, nem de alterações climáticas como nos dias de hoje. Já todos estamos, ou pelo menos deveríamos estar, conscientes da necessidade urgente de alterar hábitos para preservar o nosso Planeta. A verdade é que já todos estamos a ver e a sentir os efeitos das alterações climáticas. E também é verdade que está nas nossas mãos evitar uma situação catastrófica e irreversível. Foi precisamente isso que Bill Gates, uma das figuras mais ativas em questões de aquecimento global, quis alertar no seu novo livro, “Como evitar um desastre climático – As soluções que temos e as inovações necessárias”. 

A importância das alterações climáticas

Se, por acaso, só agora se apercebeu da dimensão deste problema ambiental que nos afecta a todos, saiba que, apesar de acharmos que estamos preparados para lidar com as consequências das alterações climáticas, é muito provável que não seja bem assim…

Durante a última década, Bill Gates estudou as causas e os efeitos das alterações climáticas. Recorreu a diversos especialistas – desde físicos, químicos, biólogos, engenheiros, políticos, financeiros… – para conseguir entender o que todos temos de fazer para travar a catástrofe para a qual a Terra se dirige dia após dia. 

Mas, afinal, o que é que cada um de nós pode fazer para evitar um desastre climático?

É indiscutível: ainda há muito a fazer. O foco já não deve ser se as alterações climáticas são ou não um problema. O nosso foco deverá ser cada vez mais reflectir no que fazemos em relação a esta problemática. E, segundo Bill Gates, precisamos de uma dúzia de inovações revolucionárias por causa de todas as fontes de emissões que existem. 

Esta é uma causa pela qual a humanidade se deve unir. 

O objetivo é claro: alcançar a neutralidade carbónica. Para isso, o ser humano necessita de parar de emitir gases de efeito estufa para a atmosfera. Parece um grande desafio, e a verdade é que é mesmo! É uma missão ambiciosa e crucial, com a qual todos nos devemos comprometer, mudando os nossos hábitos e respeitando cada vez mais a Terra. 

desastre climático

Como evitar um desastre climático – As soluções que temos e as inovações necessárias.

Este é um livro factual, onde Bill Gates, um dos maiores filantropos em saúde do mundo, traça um plano prático, abrangente e acessível, mostrando-nos que caminhos podemos percorrer para evitarmos um desastre climático. De uma forma clara, convincente e bastante esclarecedora, o fundador da Microsoft apresenta soluções e medidas concretas para que governos e empresas, assim como qualquer pessoa, possa fazer diferença perante esta crise climática que ameaça toda a humanidade. 

Dispomos já de algumas ferramentas necessárias para uma mudança de rumo, e quanto às que não possuímos, o que aprendi sobre clima e tecnologia permite-me acreditar que seremos capazes de as inventar e aplicá-las no terreno, evitando assim, se não perdermos mais tempo, um desastre climático.”

Bill Gates

Nota: Fotografias por Verónica Silva

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais