Como cultivar plantas aromáticas em casa?

Teresa Chambel // Maio 9, 2021
Partilhar
plantas aromáticas
plantas aromáticas

Quase todas as plantas aromáticas podem ser cultivadas em casa, desde que tenham cinco ou seis  horas de sol direto por dia. As varandas e terraços, bem como as cozinhas e as marquises, são as zonas mais adequadas para este tipo de cultivo. 

Pode aproveitar para fazer vasos e floreiras misturando as várias aromáticas em  floreiras grandes. Saiba o que pode misturar e como cuidar para que as suas aromáticas estejam sempre frescas, deliciosas e à mão de semear.

O que é preciso para cultivar plantas aromáticas?

  • Exposição solar/luz: Para cultivar a maior parte das plantas aromáticas é preciso que tenhamos algumas horas de sol direto por dia e muitas horas de luz, mesmo que indireta;
  • Recipientes: Para fazer sementeiras qualquer recipiente serve: caixas de ovos, caixas de fruta, interior dos rolos de papel higiénico, embalagens várias de plástico, vidro etc.. Quando vamos plantar precisamos de vasos ou floreiras bem drenados. Aconselho sempre que plantem em vasos ou floreiras grandes em vez de vasos pequenos, pois é mais fácil a manutenção. Acima de tudo é importante que o recipiente seja bem drenado, principalmente se estamos a fazer uma plantação ou sementeira definitiva;
  • Ferramentas e materiais: Vão precisar apenas de uma pá, regador e pulverizador para as sementeiras. Convém fazer a drenagem do fundo dos vasos e floreiras com argila expandida e geotêxtil, e só depois colocar o substrato, que deve ser biológico, fertilizado e específico para plantas aromáticas;
  • Sementes: Semear é talvez das tarefas mais simples e mais gratificantes, pois vemos a planta desenvolver-se do zero e a colheita vai ter outro sabor. Para semear devemos ter alguns cuidados. Tal como referi em relação ao substrato, também as sementes e plantas que vamos comer devem ser biológicas, pois só assim faz sentido. Devemos escolher plantas de que gostamos, pois assim é mais fácil cuidarmos delas e motivar-nos a cultivar cada vez mais.

O que podemos cultivar?

Se tivermos as condições de que falei anteriormente, podemos cultivar plantas aromáticas de todo o tipo. Devemos sempre conhecer o ciclo das plantas bem como as suas exigências em relação a água e exposição solar, para saber como as combinar, e também onde as colocar e como cuidar delas.

plantas aromáticas

Classificação das plantas quanto ao ciclo de vida:

  • Aromáticas anuais – Plantas como a salsa, coentros, aneto, manjericão, etc., podem ser semeadas diretamente em local definitivo. Pode também comprar já as plantas e depois transplantar para vasos maiores, mas aí vai perder metade do ciclo de vida da planta, pois quando ela vem no vaso já tem pelo menos 4 ou 5 meses. Mas, tenha em atenção que deve sempre mudar de vaso, pois muitas vezes os substratos em que as plantas vêm não são adequados ao seu desenvolvimento, são os chamados vasos e substratos de transição.
  • Aromáticas perenes – Plantas como a sálvia, as alfazemas, os alecrins, orégãos, cebolinho, etc., podem ser compradas em planta já formada e depois podem ser propagadas por estaca, no caso do cebolinho por divisão de tufo. As hortelãs são muito fáceis de propagar, basta colocar um pé em água que em poucas semanas vai formar raiz e pode plantar, e também são fáceis de semear.

O que escolher para plantar em conjunto?

Quando plantamos em conjunto devemos ter o cuidado de as agrupar segundo as suas necessidades em água. Podemos juntar na mesma floreira plantas que gostam mais de rega como: salsa, coentros, manjericão, cebolinho, erva-cidreira, estragão ou segurelha. E em outra floreira as que gostam de menos água como: alfazema, alecrim, tomilho e sálvia

Atenção que a hortelã deve ser deixada sozinha, pois é bastante invasiva e se a plantamos ou semeamos em conjunto com outras plantas, ela acaba por dominar o espaço todo. No jardim ou em canteiro, também a devemos individualizar.

Plantas aromáticas:

Alfazema

Utilização: As folhas e as flores para aromatizar bolachas, bolos ou tartes ou geleias.

Altura: 0.4-0.6 m

Época de sementeira/plantação: Primavera ou Outono

Época de colheita: Qualquer época do ano

Local de cultivo aconselhado: Varandas ou terraços com muitas horas de sol direto.

Rega: Necessita de regas regulares, mas nunca em excesso.

plantas aromáticas
Alfazema

Alecrim-rasteiro

Utilização: As folhas podem ser utilizadas em saladas, sopas e molhos, para temperar carnes, batatas e legumes assados ou para aromatizar bolachas, bolos ou tartes ou geleias.

Altura: 0.30-0.50 m

Época de sementeira/ plantação: Primavera e Outono

Época de colheita: Pode-se colher em qualquer época do ano.

Rega: Necessita de muito pouca água, apenas uma rega semanal a seguir à plantação. Não suporta solos encharcados.

plantas aromáticas
Alecrim

Cebolinho

Utilização: O cebolinho é excelente para temperar sopas, saladas, molhos e entradas. As flores também são comestíveis.

Altura:0.10-0.15 m

Época de sementeira/plantação: Sementeira ou plantação em qualquer época do ano.

Época de colheita: Qualquer altura do ano.

Rega: Regue regularmente, mas evite o excesso de água.

Cebolinho

Coentros

Utilização: Excelente para temperar sopas, saladas, molhos e entradas, carne e peixe.

Altura:0.10-0.15 m

Época de sementeira/plantação: Sementeira e plantação em qualquer época do ano. Deve semear de dois em dois meses para ter sempre.

Época de colheita: Qualquer altura do ano.

Rega: Regue regularmente, mas evite o excesso de água.

Coentros

Erva-cidreira

Utilização: Para além da utilização como condimentar, saladas de frutas, entradas, sumos, a sua infusão é digestiva, calmante e combate os gases.

Altura: 0.20-0.30 m

Época de sementeira/ plantação : Sementeira – Primavera; Plantação – Primavera e Outono.

Época de colheita: Primavera e Verão, por vezes a parte aérea desaparece no Inverno.

Rega: Uma rega semanal durante o ano e dia sim, dia não nos dias de mais calor. Não aguenta excesso de água, nem solos mal drenados.

Hortelã-pimenta

Utilização: Utiliza-se em saladas e sopas, molhos, bebidas e entradas.

Altura: 0.1-0.3 m

Época de sementeira/plantação: Qualquer época do ano.

Época de colheita: 15 dias após a plantação

Rega: Regas frequentes, pois não aguenta a secura.

plantas aromáticas
Hortelã

Manjericão

Utilização: Imprescindível nas saladas de Verão, em sopas, entradas e molhos como o pesto.

Época de sementeira/ plantação: Todo o ano, mas no Inverno tem de ficar protegido do frio. Pode semear de dois em dois meses para ter sempre.

Época de colheita: 15 dias a 1 mês após plantação.

Rega: Gosta de regas regulares principalmente no Verão.

Substrato e fertilização: Substrato de hortícolas ou de aromáticas.

plantas aromáticas
Manjericão

Salsa

Utilização: Utilizada em inúmeros pratos culinários. O seu consumo tem benefícios para o aparelho digestivo e alivia os gases. Estimula a função renal, regulariza o período menstrual e o açúcar no sangue. Picada fresca em saladas, sopas e molhos faz a diferença.

Altura: 0.1- 0.2 m

Época de sementeira/plantação: Qualquer época do ano. Deve semear de dois em dois meses para ter sempre.

Época de colheita: Dois meses após a sementeira, 15 dias a 1 mês após a plantação.

Rega: Gosta muito de ser regada, seca facilmente com a falta de água.

Salsa

Sálvia

Utilização: Presença imprescindível em vários pratos italianos quer de massa quer de carne. Repelente de insetos. A sua infusão tem efeitos antibióticos, antifúngicos e tónicos.

Altura: 0.3-0.4 m

Época de sementeira/plantação: Qualquer época do ano

Época de colheita: Três a quatro meses após a sementeira 15 dias após a plantação.

Rega: Na altura em que se planta deve regar todas as semanas, a seguir pode regar apenas quando o solo está seco, é uma planta muito resistente à secura.

Sálvia

Segurelha

Utilização: É uma presença indispensável em ramos de cheiros para temperar os mais variados pratos de feijão, carne e outros legumes. A sua infusão tem qualidades antissépticas, afrodisíacas. Alivia as cólicas e estimula o apetite.

Altura: 0.2-0.3 m

Época de sementeira/plantação: Qualquer época do ano.

Época de colheita: Quatro a cinco meses após a sementeira ou um depois da plantação.

Rega: Gosta do solo sempre húmido.

Tomilho, Tomilho-limão

Utilização: Utiliza-se em carnes assadas, estufadas, peixes no forno, sopas e batatas assadas, etc.. O tomilho limão é excelente para aromatizar saladas de frutas, sumos e limonada.

Altura: 0.30-0.40 m

Época de plantação/sementeira: Sementeira-Abril-Maio; Plantação todo o ano.

Época de colheita: Qualquer época do ano.

Rega: Resistente à secura, não aguenta excesso de água.

plantas aromáticas
Tomilho

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais