“Mãe, o que vou fazer a manhã toda? Assim não tenho tempo para brincar com os meus amigos, pois não?” – questionou o meu filho mais novo. “Ter aulas à tarde? Não consigo pensar… parece que a cabeça já não funciona… à tarde estou cansado!” – disse o do meio. “Para mim é melhor… durmo a manhã inteira” – rematou a mais velha. Pois é, a cabeça dos nossos pequeninos está em looping e as nossas também. Tudo se transformou, agora que pensavam que iríamos ter de volta a nossa “vida normal”, somos assombrados com a ideia de que as aulas vão ser repartidas. O regresso às aulas este ano é diferente. Mas, para melhor? Ou para pior?
Depende da nossa atitude perante a vida. Se conseguirmos ver o lado positivo das situações, se tivermos uma atitude inteligente de saborear a vida, sim poderá ser uma mudança para melhor.
Como criar adolescentes e adultos seguros no actual contexto?
A mim, esta situação toda trouxe mais consciência, mais vontade de reinventar, mais coragem para fazer diferente e não cruzar os braços, mas, acima de tudo, trouxe um novo modo de estar na vida com os meus filhos. Nunca estive tanto tempo seguido com eles, como tenho estado. Tempo de qualidade a saborear brincadeiras, palavras, sonhos, partilhas, histórias… Afinal, mais importante do que dar, dar, dar… comprar… comprar…. é sentir, viver experiências, dar colo e atenção, sentirmo-nos amados. Assim, se constroem adolescentes e adultos seguros.
Então porque trabalhamos tanto, se os nossos filhos só querem um simples abraço e atenção? Não arranjemos desculpas! Nós é que queremos sempre mais, na incessante procura do infinito. Não digas que é por causa dos filhos…. De dar melhor qualidade de vida, etc., balelas! Nesta nova era, temos de ensinar aos nossos filhos que o mais importante é brincar e comunicar com os amiguinhos. Ensinando e motivando para que usem sempre a máscara (exceto os pequeninos), que lavem e desinfetem as mãos regularmente.
Como dizer a uma criança para não abraçar?
Impossível, eles têm o direito de brincar! Brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, para estimular a criatividade. Ao brincarem descarregam as emoções. É como experimentam a vida, sem serem punidos, através do lúdico, do jogo, das histórias, da expressão dramática, da encenação. Agora, podem fazê-lo mais ao ar livre.
Costumo dizer que na pré-primária, ao contrário do que muitos pais fazem, é mais importante brincar, do que aprender o abecedário. E, se brincar é representação da realidade, cabe-nos desenvolver, estimular e observar se as nossas crianças estão a brincar de forma segura.
Nós, os 4 P – pais, psicólogos, professores e pediatras -, temos um papel extremamente importante na prevenção. Devemos garantir o espaço, o tempo e os recursos de atividades e brincadeiras para fazer atividade ao ar livre.
3 sinais aos quais deve estar atento no regresso às aulas:
Podes estar atento, a alguns sinais de alerta que podem surgir quando a criança não está bem, tais como:
- alterações de sono;
- diferenças a nível alimentar (fome descontrolada ou falta de apetite constante);
- Ficar mais apático e distante.
As crianças devem sentir a casa como o seu refúgio, o ninho. Então, os pais, como os protetores, devem ouvir as suas angústias, ter regras firmes e dar o exemplo. Só assim, serão adolescentes seguros.
Vamos brincar, divertir e pensar que eles são o nosso espelho. Lembra-te, bons adubos, geram plantas saudáveis.