Colónias de férias: sim ou não?

Sílvia Pereira // Abril 4, 2018
Partilhar

Mais um período de férias que se aproxima. Com o ritmo frenético dos dias de hoje e o facto da maioria dos progenitores trabalhar todos os dias, cada vez mais estes pais se deparam com o dilema de onde, e ao cuidado de quem, deixar os filhos no período de férias escolares. Infelizmente muitas crianças e jovens ainda ficam “fechados” em casa no Verão frente ao computador. Pois bem, saiba que as colónias de férias são uma excelente solução.

Porquê uma colónia de férias?

A colónia de férias é um espaço privilegiado para que as crianças e jovens possam socializar e trocar experiências de diferentes realidades, diferentes das suas formas diferentes de encarar a vida. Tudo isto irá promover a sua autonomia, contribuir para o seu desenvolvimento saudável, para a sua maturação cerebral e para a construção da sua personalidade. Promove também a interacção e o relacionamento entre as crianças através das actividades programadas. Como tal, características da personalidade muito importantes e saudáveis, como a socialização, a autonomia e a independência, são desenvolvidas neste ambiente. E, como não aparecem espontaneamente, torna-se fundamental que os pais vão cuidando da construção das mesmas nos seus filhos logo desde pequenos.

É assim tão importante socializar e construir autonomia?

Todo o contexto relacional e de actividades numa colónia tem um papel muito positivo na maturação do cérebro da criança para se tornar num adulto, com maturidade, para viver a sua vida de forma autónoma, independente e feliz. E, ser autónomo e independente tem o seu tempo próprio; Adquire-se na infância e na adolescência, não na adultez. Caso contrário, continuaremos a ter adultos com mais de 30 anos a depender dos pais, sendo, este, um dos problemas da sociedade actual. Como tal, a colónia de férias representa uma oportunidade a não perder para a criança ou jovem desenvolver esta autonomia. Assim, é uma actividade fundamental para o desenvolvimento psicológico da criança. Na brincadeira, no lazer e nas actividades contribui-se para uma educação significativa muito válida.

O sentir da criança numa colónia de férias

É verdade que algumas crianças podem ficar muito aflitas com a ida para a colónia, assim como os seus pais também. Mas, em muitos casos, a aflição da criança nada mais é que o reflexo da aflição dos respectivos pais. Se a criança sentir que os pais estão felizes e tranquilos com a sua ida para a colónia, a criança não vai ficar aflita. Por isso, é importante que os pais não fiquem aflitos com os possíveis sinais de aflição nos filhos no momento de irem para a colónia de férias. Não é para ter medo de algo que é tão positivo para o crescimento saudável deles.

E, depois da colónia de férias?

Quando regressam a casa estão mais “crescidos” dizem muitos pais. É um facto. Voltam mais responsáveis, autoconfiantes e mais independentes. Também a relação entre pais e filhos se torne mais consolidada na volta da colónia de férias, uma vez que o vínculo relacional fica mais forte. Contribui também para permitir aos pais terem algum tempo para alimentarem a própria relação amorosa e, isso, também vai contribuir para o bem-estar de toda a família. Afinal, uma boa relação entre os pais leva a que haja uma maior capacidade de dar afeto aos filhos.

Colónia de férias, sim!

As experiências pelas quais as crianças passam numa colónia de férias são fundamentais para o seu crescimento saudável, mas também para se conhecerem melhor a elas próprias, para serem mais confiantes, para saberem melhor relacionar-se com os outros, para terem experiências diferentes do seu dia-a- dia, para saberem lidar melhor com os próprios medos, para saberem defender-se melhor em várias situações quando saírem de casa dos pais para serem os adultos de amanhã.

Por tudo isto, é mesmo muito importante ter a oportunidade de participar numa colónia de férias; Pela saúde mental dos seus filhos e pelo futuro deles.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais