Este ano decidi fazer de novo um calendário do advento. Apesar de Dezembro ser o mês em que mais corro no ano, é também o mês em que sinto mais necessidade de fazer mudanças.
Um calendário, um apelo à sustentabilidade
As questões ambientais são para mim uma urgência e o planeta não se compadece com tanta falta de respeito e com tanta atrocidade. Esta minha consciência levou a que fosse convidada para ser embaixadora da Planetiers, a única plataforma digital em Portugal que só comercializa produtos amigos do ambiente, a maior parte deles de origem portuguesa. Faz ainda outro trabalho muito válido, que é dar consultoria às empresas na área ambiental, ajudando-as a adoptar práticas amigas do ambiente. Aos poucos as empresas vão percebendo que o caminho tem de ser outro.
Cabe-nos também a nós fazer a nossa parte.
Ensine aos seus filhos, aos seus amigos, aos seus colegas e à sua família, aquilo que já souber dentro deste tema. Passe a palavra. Se queremos garantir a vida das próximas gerações, com alguma qualidade, temos de mudar comportamentos e mentalidades. E, não se aceitam desculpas. É sempre possível fazer algo diferente. É só atrever-se a começar a implantar hábitos, que até agora não tinha e em pouco tempo vai ver que entram na rotina.
O calendário começa com “Recuse o que não precisa” e termina com “Não desperdice (o ano inteiro)”. Aceita o desafio?
Nota: Fotografias por Verónica Silva.